Notícias

Videocabines vão até os bairros de Ouro Preto e Mariana

19.08.2009

Já estão sendo gravadas as novas videocabines do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, com o tema “Bairros”. As videocabines são instaladas em bairros de Ouro Preto e Mariana, onde são colhidos breves depoimentos de moradores sobre histórias e experiências vivenciadas nos locais onde moram.



As gravações desse segundo semestre começaram em julho e estão previstas até dezembro de 2009. Até o momento, já foram gravadas duas videocabines: uma no bairro São Cristóvão, em Ouro Preto, que reuniu 16 depoimentos, e outra no bairro Colina, em Mariana, que contou com 17 depoentes.
Após editados, os vídeos são exibidos nos espaços museográficos das estações do Programa: na Sala da Maquete, em Ouro Preto, e na Sala Multiuso, de Mariana. A exibição das videocabines nesses espaços possibilita o alcance não só das comunidades das duas cidades, como também do público visitante, fazendo com que a fala dos depoentes ganhe um número significativo de espectadores.
As videocabines também são disponibilizadas em DVD nas bibliotecas das estações de Ouro Preto e Mariana, compondo o acervo do Vale Registrar, e podem ser assistidas na galeria de vídeos deste portal, clicando no link http://www.tremdavale.org/novo/vbox/pt/.
Esta edição das videocabines conta com a participação de jovens que fizeram os cursos de formação do Vale Registrar, convidados a participaram das gravações dos depoimentos. Plínio Fernandes Marins e Raoni Nascimeto Pacheco, alunos do 2º Curso de Formação de Jovens Agentes em Vídeo e Patrimônio Cultural, participaram das gravações no bairro São Cristóvão; e a videocabine realizada em Mariana, no bairro Colina, contou com a participação de Wesley Maurício de Souza e Márcia Matile da Silva, alunos do 1º e do 2º Curso de Formação de Jovens Agentes em Vídeo e Patrimônio Cultural, respectivamente.
A participação desses jovens nas gravações das videocabines reforça o aprendizado oferecido durante os cursos de vídeo do Vale Registrar, e aprimora o uso da linguagem audiovisual no registro e difusão da cultura local, dando sentido à formação proposta.

  • Arquivos