Notícias

Equipe do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale participa do V Seminário Beagalê

18.10.2010

No dia 05 de outubro, às 19h, realizou-se no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto, o primeiro encontro do V Seminário Beagalê. Promovido pela Fundação Municipal de Cultura, a palestra de abertura foi proferida pelo autor Bartolomeu Campos de Queirós e pelo Professor Luiz Percival Leme Britto, e abordou como temática a relação entre Literatura, Conhecimento e Liberdade.
Iniciada pelo Professor Luiz Percival, a palestra explicitou discussões relativas à importância do processo de ler, como condição de sobrevivência e efetividade de participação do indivíduo em sociedade. Segundo o professor, é preciso mobilizar-se em direção à constituição de uma relação determinada do conhecimento, que permita a liberdade. Por essa via, as Bibliotecas se firmarão, como lugar da resistência, da sobrevivência, do partilhamento de conhecimento, ou seja, de liberdade.
Com esta motivação, prosseguindo-se a palestra, o autor Bartolomeu Campos de Queirós, reafirmou a questão da liberdade, no sentido de esta ser caminho para o reconhecimento do outro e, mais ainda lugar de sobrevivência da própria Literatura.
Participou do Seminário, parte da equipe do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, com destaque para os integrantes das Bibliotecas Infanto-juvenis das Estações de Ouro Preto e Mariana.

 

Participantes do Seminário Beagalê.

  • Arquivos