Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevista com Nirce Maria dos Anjos

27.07.2012

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, no dia 10 de julho, a segunda gravação de entrevista tipologia História de Vida, em Ouro Preto, referente à sétima fase do programa, correspondente a 2012.

A entrevistada Nirce Maria dos Anjos relembrou seu tempo de infância no Bairro Antônio Dias, as brincadeiras na ladeira de Santa Efigênia e os desfiles cívicos de 7 de Setembro e 21 de Abril que participava na Praça Tiradentes. De sua juventude, dentre outras coisas, recordou-se do período em que foi aluna da Escola Normal Oficial de Ouro Preto. Citou ainda tropeiros, vendas, festas religiosas e atividades da Juventude Estudantil Católica (JEC), da qual fazia parte. Falou também de sua época de professora e monitora do Projeto Museu-Escola. Sobre o Museu-Escola, do Museu da Inconfidência, discorreu sobre as atividades do projeto, a metodologia adotada e a redação, produção e apresentação da peça de teatro “Bárbara louca e Marília apaixonada”.

A entrevista agora entra em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, esta e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana, e também no site www.tremdavale.org

 

A entrevistada Nirce Maria dos Anjos e a equipe do Vale Registrar: Rafael Veloso, Rafael Bouças, Eder Melo, Dalila Carneiro e Leonardo Penna, na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto, tendo ao fundo a Tenda Cultural.

 

 

  • Arquivos