Notícias

As Bibliotecas Infanto-Juvenis promoveram no último domingo o Sarau “As sem-razões do amor”

20.07.2012

As Bibliotecas Infanto-Juvenis do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale promoveram no último domingo, 15 de Julho, o Sarau “As sem-razões do amor”.

Inserido no âmbito do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012, que tem como tema: “Latinoamérica: ¿Libertas, Libertad, Liberdade?”, o sarau abrangeu músicas, poemas, contos e textos que contemplam a temática do ‘tresloucado amor’.

O enredo do sarau foi inspirado nas histórias de amor de personagens tradicionais locais: especialmente a história de amor de Marília e Dirceu, o amor proibido de Sinhá Olímpia e o amor impossível de Alphonsus de Guimaraens; e foi desenvolvido a partir da Lenda do Amor (uma lenda Argentina) e de excertos do Sermão do Mandato (ou “Dos remédios do amor), de Pe. Antonio Vieira (1643), que explicitam o amor transcendente, infinito e incondicional, que tudo perdoa, aceita e transforma.

O grupo escalado foi a “Cia Três Pontos”; um grupo de teatro formado por alunos e ex-alunos do curso de artes cênicas da UFOP. O repertório musical ficou a cargo do quarteto musical formado por Érika Curtiss (Voz), Gertison Mendes (percussão), Daniel Torquete (Violão e Voz) e Eutíquio Fonseca (Flauta transversal).

O sarau, que integra o Plano de Incentivo à Leitura das Bibliotecas das Estações, contou ainda com a participação de crianças da “Academia Marianense Infantojuvenil de Ciências, Letras e Artes”, que, sob a coordenação da Professora Émerita da UFOP D. Hebe Rôla, declamou um repertório de poemas de Alphonsus de Guimaraens. Algumas pessoas presentes na platéia, incluindo um grupo de crianças e jovens frequentadores ‘cativos’ da Biblioteca da estação de Mariana também declamaram outros poemas já conhecido por eles.

Cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, acompanharam o sarau no final de tarde de domingo na Plataforma da estação de Mariana.

 

 

 

  • Arquivos