Notícias

Vale Registrar conclui nova etapa de entrevistas de História Oral

20.12.2010

Nesta semana, o Núcleo de História Oral do Vale Registrar gravou as últimas entrevistas previstas para a fase 05, perfazendo o total de 28 depoimentos colhidos em 2010.
Na terça-feira, dia 14 de dezembro, foram gravadas em Ouro Preto uma entrevista do tipo História Temática Tecelagem, com o senhor José Luzia Neto, que trabalhou no setor da Caldeira; e uma entrevista, do tipo História de Vida, com a senhora Maria Bárbara de Lima, conhecida como Dona Mariazinha, de 93 anos de idade, proprietária da Mina do Chico Rei, que ingressou na Companhia Industrial Ouropretana aos 11 anos de idade.
Na quarta-feira, foi gravada em Mariana uma entrevista do tipo História Temática Tecelagem, com a senhora Inês Brandão Pereira, que trabalhou na Fábrica São José, como fiandeira. O depoimento de Dona Inês trouxe novas e importantes informações sobre o cotidiano da fábrica: as relações que se estabeleciam entre os operários, com o envio de recados entre os namorados; a algazarra quando acabava a luz; a eleição da Rainha da Beleza; a presença da Juventude Operária Católica e muitos outros casos curiosos.
No mesmo dia, foi entrevistada a senhora Eliza Moyle Baêta, conhecida como Dona Laiza. Neta de ingleses, Dona Laisa tem 80 anos de idade e é comerciante e dona de casa. Durante a entrevista, contou um pouco da história da vinda dos seus avós para Passagem de Marina, onde o avô abriu um comércio destinado a abastecer os ingleses da Mina da Passagem e a avó, uma hospedaria para os gerentes e funcionários ingleses.
Falou também sobre o período de sua infância e sobre o trabalho que os alunos do Grupo Dom Benevides (onde estudou) tinham ao coletar o bicho-da-seda nas amoreiras da cidade e cultivar os casulos que, então, eram enviados para uma fábrica de seda. Contou ainda sobre a padaria aberta pelos pais que vendiam, além dos pães do dia a dia, as quitandas inglesas que faziam muito sucesso nas festas de fim de ano; e sobre as operárias da fábrica que compravam o pão às 5h da manhã ao irem para o trabalho.
Em breve, todas estas entrevistas estarão disponíveis no acervo da Biblioteca Infanto-juvenil da Estação de Mariana para consulta, contribuindo para a preservação da memória afetiva dos moradores da região.

A entrevistada Inês Brandão Pereira junto à equipe do Vale Registrar. Na Foto: Rodrigo Lima, Josanne Guerra, Inês Brandão Pereira, José Gomes Pereira e Rosilene Figueiredo.

  • Arquivos