Notícias

Filarmônica de Minas Gerais realiza Mostra no Trem da Vale

17.07.2013

De 16 a 21 de julho, os visitantes do Trem da Vale, em Ouro Preto, poderão ver, ouvir e conversar sobre música sinfônica de um modo especial. Concertos executados pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais serão exibidos no Vagão Café, antecedidos por uma breve exposição sobre seus compositores e obra em execução. Berlioz, Haendel, Mahler, Mozart, Ravel, Schumann, Tchaikovsky, Wagner e os contemporâneos Oiliam Lanna e Sérgio Rodrigo estão nesta mostra que conta, ainda, com uma série de curtas-metragens sobre os bastidores, ensaios, preparação dos músicos e convidados e sobre a organização exigida antes de um concerto.

Como o momento máximo de sensibilização para a música sinfônica só é possível presencialmente, a parceria institucional e cultural entre a Filarmônica de Minas Gerais e a Vale inclui concertos abertos ao público em geral. No dia 21 de julho, na Praça Tiradentes, em sua Turnê Estadual – Ouro Preto, a Orquestra irá apresentar clássicos da música brasileira escritos por Carlos Gomes, Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez.

Em Belo Horizonte, acontecem os Concertos de Câmara no Memorial Minas Gerais – Vale.  No dia 18 de julho será a vez do Grupo de Percussão. Dia 08 de agosto, Quarteto de Cordas e, no dia 12 de setembro, o Quinteto de Sopros.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi criada em 2008 pelo Governo de Minas com o intuito de inserir o Estado no circuito nacional e internacional da música clássica. Excelência artística e vigorosa programação – esse é o perfil da Filarmônica de Minas Gerais, formada por noventa músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia e Américas.

A preo­cupação constante com a qualidade foi re­conhecida por três importantes premiações: em 2012 recebeu o Prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira; em 2010 foi eleita o melhor grupo musical erudito do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); e seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, recebeu o Prêmio Carlos Gomes em 2009 como melhor regente brasileiro.

A Filarmônica de Minas Gerais apresenta-se regularmente em duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês por Minas Gerais, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Participa dos principais eventos de música clássica do país, como Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, Rio Folle Journée e outros. Desde sua criação, a Filarmônica de Minas Gerais visitou 18 cidades brasileiras e 50 cidades mineiras, algumas delas mais de uma vez. Na Sala São Paulo, onde já esteve em anos anteriores, a Filarmônica será orquestra convidada da temporada 2013 da Osesp, com três concertos em outubro. A Filarmônica também já se apresentou nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, sempre com ótima receptividade do público e elogiosas críticas. A Orquestra realizou sua primeira turnê internacional em 2012 com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.

Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, concurso destinado a compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros.

  • Arquivos