Notícias

Bibliotecas das Estações lançam concurso em homenagem aos 100 anos da Estação Ferroviária de Mariana

17.09.2014

Para celebrar o centenário da Estação Ferroviária de Mariana, comemorado no mês de outubro, as Bibliotecas Infantojuvenis das Estações lançaram, no início do mês, a quarta edição do Concurso Cultural 2014, dessa vez com o tema “O que dizem as palavras”. A proposta é prestar uma homenagem à Estação, utilizando, para isso, uma “palavra ilustrada”.

Segundo o cartunista mineiro Nani, autor do livro “O que dizem as palavras”, que inspirou o título do concurso, “uma palavra pode falar, conversar, comunicar, perguntar, xingar, mostrar, narrar, cochichar, descrever, falar de amor…”. Ou seja, as palavras podem dizer muitas coisas, expressar sentimentos, transmitir alegrias ou seriedades.

Como desafio, os participantes do concurso deverão criar uma ilustração da expressão “Estação de Mariana” ou da palavra, ou uma expressão que representa qualquer um dos espaços ou equipamentos culturais dessa Estação: O “Vagão dos Sentidos”, a “Praça Lúdico-Musical”, a “Biblioteca da Estação”, o “Trem”…  Ou ainda usar uma “palavra ilustrada” para dizer o que a Estação de Mariana representa para si mesmo. Os desenhos devem ser entregues na biblioteca das estações, ou enviados para o e-mail bibliotecas@tremdavale.org.

O Concurso Cultural “O que dizem as palavras” está aberto a participações até o dia 30 de setembro. Serão avaliados critérios como criatividade, capricho, imaginação, originalidade, entre outros. O autor, ou autores, das melhores ilustrações receberão um livro de literatura infantil ou juvenil juntamente com um Kit de Produtos do Trem da Vale.

O resultado será divulgado no Blog das Bibliotecas no dia 05 de outubro e a premiação acontecerá dentro das programações do Aniversário da Estação de Mariana e da Semana da Criança no Trem da Vale.  Acompanhe no Blog os Concursos Culturais!

Algumas “Palavras Ilustradas” de Nani.

  • Arquivos