Notícias

Trem da Vale agrega parceiros na promoção do patrimônio

22.04.2010

Há quatro anos trabalhando na preservação e difusão do patrimônio cultural de Ouro Preto, Mariana e região, o Trem da Vale mobiliza diversas instituições em ações voltadas para a comunidade local.
Dentre nossos parceiros, figuram instituições educacionais, como o Instituto Federal de Educação Tecnológica - IFMG e a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Também são parceiras entidades culturais, a exemplo do Museu Aleijadinho; Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas; Centro Cultural do Padre Faria; Multicultural Empresa Júnior de Artes Cênicas e Música da UFOP; Oskindoteca; Grupo de Teatro Reciclinove; e ainda grupos e associações locais, como a Associação das Senhoras Artesãs de Ouro Preto - ASA.
O Trem da Vale também agrega como parceiros a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, junto com a qual promove atividades voltadas para crianças especiais; e a ONG OCA, por meio do Projeto “Circo, Arte, Educação e Cidadania”, para o qual foram doados todos os equipamentos do antigo “Circo da Estação”. Além disso, o Trem da Vale realiza atividades em parceria com o Fórum das Letras, encontro literário que acontece anualmente na cidade de Ouro Preto, e com o Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto - FIROP. Cabe mencionar ainda a parceria do Programa com as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e o apoio dos correios.
Muitas das atividades desenvolvidas pelo Trem da Vale no decorrer desses quatro anos de atuação nas duas cidades só foram possíveis graças a essas parcerias, que contribuem para que as ações do Programa de Educação Patrimonial se consolidem de forma ampla e plural.

  • Arquivos