Notícias

Sexta Cultural movimenta a Estação de Ouro Preto

12.03.2012

O Programa Trem da Vale promoveu, no último dia 09.03, a primeira “Sexta Cultural” de 2012 na estação de Ouro Preto.


Foto: Fernanda Rennó.


Além do objetivo de promover os espaços da Estação Ferroviária de Ouro Preto, com destaque para a recém-inaugurada Sala de Memórias, essa ação visa sensibilizar o público para as questões da preservação patrimonial a partir da apreensão espacial por meio de ações culturais e da (re)leitura dos lugares cotidianos de memória, através do exercício da percepção ambiental ampliada: registros visuais, auditivos, olfativos e táteis; tomando como base os pilares da Educação Patrimonial.

 

Os convidados da vez foram o SIAME – Serviço Interprofissional de Atendimento à Mulher, instituição situada na Praça da Estação de Ouro Preto; vizinhos da estação de Ouro Preto e o historiador Bernardo Andrade, quem mediou a visitação pelos espaços da estação.
Na ocasião, foram utilizados recortes dos roteiros sensoriais criados para a Trilha Sensorial de Ouro Preto, explorando-se a estação e seu entorno, buscando enfatizar os espaços e equipamentos da estação, o contexto histórico, curiosidades, lendas, causos.
O público presente mostrou-se muito satisfeito. A maioria das pessoas interagiu com o historiador Bernardo e com representantes da Equipe do Programa Trem da Vale, enriquecendo o encontro com suas histórias e causos ligados à estação de Ouro Preto e ao trem.
O evento encerrou com um delicioso café colonial realizado no vagão Café.
Essa ação acontecerá toda segunda sexta feira de cada mês. Consulte nossa programação.

  • Arquivos