Notícias

3º Curso de vídeo em educação patrimonial para comunidade escolar

24.04.2012

Nos dias 09 e 11 de abril de 2012, teve início o 3º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, nas Estações de Ouro Preto e de Mariana, respectivamente.
Esta atividade do Vale Registrar, que integra o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da realização audiovisual e da Educação Patrimonial, buscando documentar e valorizar o patrimônio cultural de Mariana e de Ouro Preto, utilizando espaços e equipamentos existentes nas estações ferroviárias do Trem da Vale.


Alunos gravam os próprios depoimentos, com o auxílio dos instrutores, na Sala Multiuso da Estação de Ouro Preto. Foto: Rafael Bouças.


A proposta do curso é que alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental de instituição escolar selecionada de Ouro Preto e de Mariana produzam vídeos, utilizando-os como ferramenta para debater temas como memória e identidade, com enfoque, em especial, para conteúdos relacionados ao patrimônio cultural dessas cidades.


O instrutor de audiovisual, Douglas Aparecido, descreve a atividade a ser realizada durante aula na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Rafael Bouças.


As atividades do curso serão realizadas no período de 09 de abril a 14 de maio de 2012, sendo dez dias em cada cidade, durante quatro horas diárias, no período da tarde, de 12h30 às 16h30 horas; sendo às segundas e quintas-feiras em espaços da Estação de Ouro Preto, e às quartas e sextas-feiras na Estação de Mariana.

No total, o curso conta com a participação de 45 alunos, entre 09 e 11 anos de idade, acompanhados de seus professores. Em Mariana, as 19 crianças participantes estudam na Escola Estadual Dom Benevides e são acompanhadas pelas professoras Andréia de Queiroz e Ana Maria dos Santos Golçalves. Em Ouro Preto, as 26 crianças participantes estudam na Escola Estadual Desembargador Horário Andrade e são acompanhadas pela professora Sílvia Elias Barbosa e, eventualmente, pela diretora da escola Ana Luíza Magalhães Nunes Mapa.

Durante a realização do curso, os professores e alunos participantes, em cada cidade, trabalham os princípios teóricos e práticos para a produção de vídeodocumentários de curta duração, desde a pesquisa sobre o patrimônio cultural, o registro audiovisual até a edição de um vídeo abordando bens culturais representativos da região, escolhidos pelos próprios participantes. Pretende-se, assim, capacitá-los para a elaboração de produtos culturais e educacionais a serem empregados nas escolas locais.
No último dia de atividade, os participantes assistirão à exibição dos 04 vídeos produzidos por eles (02 em cada cidade), com a orientação dos instrutores responsáveis pelo curso – a professora Maria Agripina Neves e os profissionais de vídeo Douglas Aparecido e Eduardo Moreira; tendo o apoio da equipe do Vale Registrar.

  • Arquivos