Institucional

TREM DA VALE

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale é uma iniciativa da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, coordenado e executado pelo Santa Rosa Bureau Cultural e possui os seguintes parceiros: Ferrovia Centro Atlântica - FCA; Prefeituras de Mariana e Ouro Preto; Associação Brasileira de Preservação; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto - FEOP.

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, abrange desde 2006 um conjunto estruturado, diversificado e integrado de ações culturais gratuitas de impacto, voltadas para o conhecimento, o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e natural dos municípios de Ouro Preto e Mariana. Iniciativa sem precedentes no Brasil, o Trem da Vale insere-se numa perspectiva inovadora no âmbito da Educação Patrimonial, apropriando-se de elementos da memória da região e contribuindo para o fortalecimento da identidade histórica e cultural das duas cidades. O Programa motiva a criação de laços de significação e afetividade com esse rico e singular patrimônio, tanto em seu aspecto edificado quanto em sua faceta imaterial e natural.

As ações do Programa são voltadas primordialmente para as populações locais, por intermédio de parcerias com escolas, órgãos públicos e associações comunitárias. Busca-se, por meio da execução de atividades de natureza diversa contribuir para a formação plena dos indivíduos que integram essas comunidades, preparando-os para assumir localmente uma postura crítica ancorada na compreensão dos sentimentos de identidade e cidadania.

Os espaços fundamentais de desenvolvimento das ações do Programa são as estações ferroviárias de Ouro Preto e Mariana, além do circuito de visitação composto por estudantes, moradores e turistas. As escolas da Rede Pública de Ensino de Mariana e Ouro Preto e locais estratégicos dos centros urbanos e distritos de ambos os municípios também são palco de algumas das atividades externas aos perímetros das Estações Ferroviárias.