Reconhecimento

Desde sua implantação, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realiza em Ouro Preto e Mariana viagens de trem e atividades nos espaços culturais da estação, oferecendo aos membros da comunidade, aos alunos e professores de escolas da região, e aos turistas, um local de lazer e de formação.

Crianças e adultos que participaram das atividades manifestaram sua satisfação em relação ao Programa por meio de ilustrações, cartas e e-mails, reconhecendo a importância do Trem da Vale nas comunidades em que atua.

Reconhecimento

Veja alguns desses depoimentos:

Depoentes do Trem da Vale [+]

Prezados Organizadores dos Jogos Literários – Fórum das Letrinhas – Trem da Vale,

o III Jogos Literários das Bibliotecas das Estações, realizado pelo Fórum das Letrinhas - Trem da Vale, no dia 28/05, foi um dos mais significativos eventos realizado no ano de 2013. As atividades, lúdicas e prazerosas, proporcionaram aos nossos alunos mais uma oportunidade de despertarem o gosto pela leitura.

Queremos, nesta ocasião, parabenizar os organizadores das atividades culturais, os colaboradores e a todos àqueles que participaram e contribuíram para o sucesso desse brilhante evento.

Em nome da direção, da coordenação pedagógica, da professora de Língua Portuguesa e dos alunos, agradecemos-lhes pela oportunidade de participarmos desse evento cultural, e renovarmos nossa manifestação de apreço e consideração pelas atividades que foram desenvolvidas nos Jogos Literários-Fórum das Letrinhas.

Equipe CAOP.

A maravilhosa Equipe do Vale Registrar, os meus mais sinceros agradecimentos pelos momentos de alegria que me proporcionaram nos últimos anos, isso muito me engrandeceu. Desejo a todos vocês um Feliz Natal e um 2012 cheio de realizações.

Que esta conceituada empresa, Vale do Rio Doce, continue trazendo desenvolvimento e progresso para nosso município. Um abraço carinhoso.

Zita Carneiro, depoente do Vale Registrar.

Como filha de ferroviário tive o prazer de voltar à minha infância ao passear na Maria Fumaça.Agradeço e parabenizo a Vale pelo excelente trabalho na restauração dos vagões e das estações do trajeto Ouro Preto-Mariana. Sou uma pessoa muito crítica, até por conta de minha profissão, e para mim vocês chegaram à perfeição. Todos os detalhes foram lembrados e bem cuidados, não faltou nem as músicas do Milton Nascimento!! Confesso que desta vez, depois de um longo tempo, tive orgulho de ser brasileira, de verdade!!!

Faço votos que continuem com esse belo trabalho!

Rubia Patricio Sbrama, professora universitária e consultora de empresa.

Apenas gostaria de deixar registrado que faço essa viagem de trem com meus alunos do Centro Universitário São José de Itaperuna todos os anos e que a gentileza da funcionária Rosali da bilheteria no contato via e-mail e via telefone nos faz acreditar que o mundo e o trato com as pessoas tem jeito. Pode parecer que a atitude de sua funcionária não é mais que a obrigação dela. É verdade. Somos pagos para desempenhar nossas tarefas e devemos fazê-la sempre muito bem. Mas há uma grande diferença em executá-la e executá-la com amor. Um abraço carinhoso dos 50 passageiros do CUSJose e da prof’ª Ana Lùcia.

Ana Lúcia Lima da Costa, professora universitária.

Em nome da Escola Municipal Renê Giannetti felicitamos a iniciativa e os trabalhos desenvolvidos pela Empresa, bem como os projetos do “Trem da Vale”. Saibam o quanto somos favorecidos pela cultura vivenciada na convivência com vocês! Parabéns! Milhares de 5 anos sempre!

Célia da Fonseca Simão da Silva, professora.

Feliz de tenerlos cerca mio. Increible! Desde Argentina muchas felicidades por el proyecto! Gracias!

Verónica Almirón, estudante. [Posadas, Argentina].

Depoentes do Vale Registrar [+]

Recebi o livro “Fios e Tramas” fruto do notável trabalho de pesquisa feitos por vocês. Corri os olhos em alguns pontos e fiquei extasiada. Pensei o quanto meu pai teria gostado de participar deste trabalho e ver o fruto final. Vocês estão de parabéns - toda a equipe. Vou ler com carinho todo o livro e depois ele fará parte do acervo do Instituto Cultural Maria de Castro.

Patrícia Nogueira

Fico muito contente, porque isso é uma coisa, é uma herança que meus netos, bisnetos… Isso vai ficar na história da família. Muitas coisas pelas quais eu passei, nem para meus netos eu ainda tive tempo de ficar explicando. E eles, com pouco tempo, vão saber da vida da gente toda, não é? (…) Foi uma alegria para a gente esse Trem da Vale. No entendimento dos meus netos, isso já era morto porque não existia mais o trem aqui. E como foi boa essa história, agora, do Trem da Vale!

Elza Silveira Fonseca, dona de casa, entrevista do eixo História Temática, tema Ferrovia

As pessoas dizem que o passado não deve ser lembrado. Eu acho que sim, sabe? A gente tem as historiazinhas… A gente tem muita coisa para contar. E eu quero agradecer esta oportunidade. Espero também, mais tarde aí, ver outros depoimentos, porque são coisas que marcaram a nossa vida e é muito importante a gente relembrar. Então eu quero ter a oportunidade, inclusive, de ver alguns outros depoimentos. Quem sabe? Deve ter muito conhecido meu aí.

André Luiz Cota, supervisor geral de manutenção de equipamentos, entrevista do eixo História Temática, tema Mineração

Eu cumprimento a Vale pela preservação das histórias verdadeiras ou fantasiosas de quem presta depoimento. No meu caso, eu afirmo que muita coisa eu vi - a maioria - e muita coisa foi confiável, porque me foi contada por pai e mãe.

José Ramos Dias, professor universitário, entrevista do eixo História Temática, tema Ferrovia

Eu quero agradecer a vocês a gentileza, a bondade, a educação e o carinho com que me receberam. Ouviram tanta história que eu não sei como vou agradecer a bondade de ficarem assentados por todo esse tempo, ouvindo essa lorota que eu falei.

Gracinda Bayão Toffolo, comerciante, entrevista do eixo História de Vida

Acredito até que seja, em termos empresariais, uma iniciativa pioneira registrar a história da mineração de uma região, de pessoas que podem dar seu depoimento. Acredito que o futuro vai agradecer bastante esse trabalho da Vale.

Wagner Colombarolli, empresário, entrevista do eixo História Temática, tema Mineração

Alunos do Curso de Vídeo sobre o Patrimônio Cultural [+]

A idéia de falar de patrimônio no vídeo é um trabalho instigante e desafiador. Assim eu vejo o curso no Trem da Vale.

Celmar Ataídes Júnior, participante do curso em novembro/dezembro de 2006

O curso de vídeo sobre o patrimônio cultural foi um ótimo exercício de iniciação e aprimoramento no que diz respeito a técnicas de filmagens, criação de roteiro, noção das inúmeras possibilidades no processo de edição e produção num modo geral de uma filmagem. O trabalho de conclusão de curso, como sendo a criação de um documentário sobre o patrimônio cultural, possibilita não só confrontar a teoria com a prática de gravação, mas também registrar e criar produtos significativos sobre o patrimônio cultural da cidade de Mariana e Ouro Preto, seja ele material ou imaterial, bem como aprofundar o olhar sobre o mesmo.Agradeço a oportunidade!

Rafael Almeida Santos, participante do curso em novembro/dezembro de 2006 e, hoje, apoio técnico do subprograma Vale Registrar

O curso é muito rico ao abranger aspectos técnicos e estéticos da produção de vídeo. Todos os professores são atenciosos e dão oportunidade para os oficineiros criarem com liberdade, sob orientações e interessantes sugestões. O curso dá oportunidade de desenvolvermos um olhar diferente sobre o patrimônio material e imaterial, na medida em que as possibilidades de representação destes chega ao infinito com os recursos de cinema.

Participante do curso de vídeo em fevereiro de 2007

A oficina oferece muitos recursos novos, dos quais podemos utilizar para a construção de sentidos em relação ao patrimônio cultural.

Participante do curso de vídeo em fevereiro de 2007

O curso foi excelente, o tempo muito bem aproveitado, valeu a pena reservar nosso tempo para participar do mesmo. Os profissionais passaram com segurança todas as informações básicas, tiveram muita paciência para responder e esclarecer todas as dúvidas. Participamos de todas as etapas da elaboração de nosso vídeo, deu para entrar em contato com novas linguagens. O curso despertou em mim o desejo de trabalhar o recurso audiovisual com meus alunos, envolvendo-os em todas as etapas do processo.

Walleska, participante do Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Professores, realizado em setembro/outubro de 2007

O curso ampliou a perspectiva de utilização de recursos pedagógicos. Ampliou a educação do olhar sobre o ‘objeto’ produzido de forma crítica. Oportunizou o contato com a ‘linguagem’ do vídeo e seu funcionamento.

Maria da Trindade Carneiro, participante do Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Professores, realizado em setembro/outubro de 2007

A experiência foi bastante gratificante. O curso possibilitou refletir sobre as várias possibilidades de trabalho a partir da linguagem visual através do uso do vídeo.A orientação do olhar para os múltiplos sentidos, para a sensibilidade a partir do objeto escolhido, despertou-nos também para a necessidade de definir melhor e ‘refinar’ as informações através da capacidade de síntese, tornando fundamental chegar a um resultado cada vez mais interessante e criativo.

Elizete Aparecida Lima, participante do Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Professores, realizado em setembro/outubro de 2007

O curso de edição foi maravilhoso em todos os aspectos. Adorei participar, e adorei mais ainda produzir o vídeo final da inauguração. (…) Mais uma vez o Vale Registrar abriu um precioso e importante espaço para a comunidade, e com isso possibilitou a chance de transmitir-nos um grande conhecimento.

Luiz Felipe Viana Cardoso, participante do Curso de Edição de Vídeo realizado em junho/julho de 2008

Professores participantes do Curso de Formação [+]

No mundo atual, percebemos que as pessoas, na maioria das vezes, não demonstram interesse em preservar o Patrimônio Cultural e muito menos o que ele significa. Numa cidade histórica como Mariana, devemos aguçar o interesse das crianças, dos jovens e adultos para olhar, sentir e admirar cada lugar da cidade em que mora. Este projeto se torna ainda mais relevante, pois, no distrito de Santa Rita Durão, tem a diversidade patrimonial para ser estudada, restaurada e preservada e a partir deste estudo, divulgar a história. Pretendo com este projeto desenvolver ações que criem e envolvam os alunos nas discussões para conhecer e preservar o ambiente que nos cerca.

Luciana Gonçalves Batista, professora de História da Escola Municipal Sinhô Machado

Trabalho em uma escola localizada na zona rural de Mariana, os meus alunos que não possuem um conceito concreto de Educação Patrimonial. Para eles ainda persiste a idéia de que valorização do patrimônio cabe somente a pessoas que moram em locais considerados “centros históricos”. E esta realidade foi reforçada ainda mais quando na localidade foi destruída uma Igreja do século XVIII e construída uma mais moderna. Percebo que a comunidade perdeu um pouco da noção de valorização de patrimônio com esta “substituição” das Igrejas. O meu objetivo de desenvolver este projeto na Escola Municipal de Águas Claras vai ser resgatar o conceito e valorização de patrimônio histórico, seja ele no campo material ou imaterial. É objetivo resgatar o pouco que ainda resta das tradições culturais desta comunidade, pois, apesar dela se localizar distante do centro histórico de Mariana ela também está inserida na história da nossa cidade.

Janaína da Costa, professora da Escola Municipal de Águas Claras

Na palestra inicial do último sábado, quando foram expostos a estruturação, organização, princípios norteadores e, sobretudo os propósitos do curso de capacitação para os professores em educação patrimonial, percebi ser esta ótima oportunidade, não apenas para me qualificar, mas para desenvolver um trabalho também mais qualificado perante meus alunos. É lugar comum dizer que atividades como esta despertam a criatividade, o interesse e mesmo a paixão às vezes adormecida pela rotina. Muito se tem falado sobre trabalho diferenciado nas escolas e esta parece ser sem dúvida, uma possibilidade real de desenvolver tal projeto.

Rubens Marcelo de Oliveira, professor da Escola Estadual Cônego Mauro de Faria

Alunos do Mini-Curso de Educação Patrimonial [+]

Verifiquei que o material Trem da Vale - Educação Patrimonial é muito rico em informações, propiciando uma gama de conhecimentos. Percebi também que, através desse material, é possível desenvolver uma grande variedade de atividades e brincadeiras lúdicas.

Professora da Escola Municipal Professora Juventina Drummond

Participantes dos Circuitos Diferenciados [+]

Nosso passeio foi maravilhoso. As crianças se divertiram pra valer, fomos muito bem recebidos por todos os funcionários das estações. Tudo ocorreu muitíssimo bem. É difícil para nós descrever o que eles mais gostaram. Foi ótimo. Muito obrigada.

Lourdes Carvalho Ribeiro, líder comunitária.

Vimos parabenizá-los pelo trabalho que têm realizado em prol dos estudantes das cidades de Ouro Preto e Mariana através do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale (…). Esperamos continuar a participar desse projeto e de outros realizados por vocês, pois a educação do cidadão não se constrói isoladamente, mas através da união de instituições sérias e comprometidas.

Maria Cecília Pereira Soares, Coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Participantes da Trilha Sensorial [+]

Passeio muito interessante, bem fundamentado na história da cidade. O guia é bastante conhecedor da história. Parabéns pelo projeto!

Rafael Camargo Matheus.

O passeio foi ótimo e o guia se mostrou muito atencioso e instruído com a história da cidade.

Auuf Auba Euas.

Achei interessante e agradável como turista poder encontrar apoio para conhecer a história local, ser acolhido assim traz satisfação em conhecer e retornar ao local. O guia é muito agradável e atencioso e tem muitas informações.

Laura Cândida de Souza Lima.

Belo trabalho, objetivo, conciso e interessante. Continuem, pois é uma forma “suave” de conhecer Ouro Preto. Vale a pena. Parabéns!.

Francisco Anísio Pires Braga.

A trilha é interessante devido a parte criativa, informativa e apresenta a história real da cidade. É uma volta ao passado. Excelente!

Marco Aurélio de Oliveira.

Visitantes das Estações e passageiros do trem [+]

No sábado dia 03/05 tive o prazer de desfrutar do passeio de trem ida e volta. Foi uma realização, por toda minha vida tive o fascínio por estradas de ferros, por locomotivas e pelos lugares bucólicos por onde os trens passam. Compreender como era a dinâmica no passado, reviver para poder preservar a historia e poder contar para gerações futuras, só me fez mais feliz. Talvez eu largaria tudo para poder fazer parte de projeto como esse. A Vale tem iniciativas que realmente valoriza o patrimônio cultural. Parabéns e quem sabe no futuro próximo seja reativado o trajeto Belo Horizonte / Ouro Preto (Itabirito), paisagens belas. Tudo para dar certo, atenderia tanto as pessoas locais como os turistas.

Eduardo Lucas Barbosa Torres.

Cartas [+]

Veja algumas das cartas recebidas pelo Trem da Vale:

Memória Viva E. M Renê Giannetti

E. M. Dr Washington de Araújo Dias E. M. Dr Washington de Araújo Dias

E. E. Nossa Senhora Auxiliadora E. E. Nossa Senhora Auxiliadora

E. M. Pe. Antônio Gabriel de Carvalho E. M. Pe. Antônio Gabriel de Carvalho