Objetivos

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale tem como objetivo geral: realizar ações formativas patrimoniais diversificadas de valorização dos bens culturais e naturais, com o intuito de propiciar a crianças, jovens e adultos a vivência de um processo de conhecimento, apropriação e preservação de sua herança cultural, fortalecendo sentimentos de pertencimento, identidade e cidadania.

Os objetivos específicos são os seguintes:

  • Desenvolver atividades de levantamento e registro do patrimônio, com a participação de pessoas, grupos e associações locais e promover sua divulgação em diversos produtos culturais e educacionais (publicações, vídeos, páginas virtuais etc.) e em suportes multimídia interativos.
  • Promover ações de educação continuada (cursos, oficinas, seminários/workshops, palestras, mostras) na perspectiva da educação patrimonial, em parceria com instituições locais e abertas à comunidade escolar e extraescolar.
  • Contribuir para o conhecimento e divulgação da Educação Patrimonial no âmbito das escolas do ensino formal, mediante a realização de ações formativas com educadores, o estímulo à produção de conhecimento sobre a cultural local e de materiais didáticos inovadores.
  • Desenvolver ações de incentivo à leitura (circuitos literários, jogos, saraus, oficinas etc), em especial para crianças e jovens, através das bibliotecas infantojuvenis das estações, integralmente abertas às comunidades.
  • Incentivar atividades culturais exploratórias diversificadas com estudantes, professores, turistas e comunidade em geral nos espaços das estações e no passeio do trem que percorre o trecho Ouro Preto-Mariana.
  • Contribuir para o desenvolvimento do turismo cultural na região de Ouro Preto e Mariana, uma vez que as estações, com sua extensa programação e conteúdos apresentados nos espaços museográficos representam um atrativo turístico diferenciado para todos os visitantes, além de indiretamente favorecerem a geração de emprego e renda no mercado turístico desses municípios.
  • Fortalecer parcerias, estimular a troca de experiências e a cooperação com instituições públicas, privadas, ONGs, lideranças e grupos locais para maior efetividade na realização e divulgação das atividades do Programa.