Notícias

Trem da Vale divulga resultados da V Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial

14.11.2013

No último dia 9, foi realizada na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto a V Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial.

A Mostra é realizada anualmente para a apresentação de projetos de preservação e educação patrimonial desenvolvidos pelas escolas das redes municipal e estadual dos municípios, e pelos grupos e instituições representantes das comunidades.

A V Mostra teve como tema “Territórios locais e regionais - culturas, identidades e memórias” e contou com a apresentação de 12 projetos, sendo 7 de escolas e 5 de instituições/grupos. Este ano, a Mostra ampliou o edital para participação de todos os municípios da 25ª Superintendência Regional de Ensino: Mariana, Ouro Preto, Acaiaca, Itabirito e Diogo de Vasconcelos.

A Comissão julgadora foi composta pelos seguintes membros:

Jason Barroso Santa Rosa - Diretor do Núcleo Audiovisual e Supervisor do Vale Registrar do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale;

André Luis Ramos Soares - Professor da Universidade Federal de Santa Maria - RS;

Carlos Henrique Rangel - Analista de Gestão e Proteção do IEPHA;

Iracema Mapa - Superintendente da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto;

Celmar Ataídes Júnior - Diretor de Promoção da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP.

Com o objetivo de valorizar os projetos desenvolvidos e incentivar sua continuidade, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale premiou os participantes selecionados pela Comissão julgadora, conforme relação abaixo:

Categoria Grupos/Instituições:

1º Lugar -Projeto “A Fé que Canta e Dança” da Associação Amigos do Reinado de N. S. do Rosário e Santa Efigênia - AMIREI .

2º Lugar - Projeto “Ouro Preto Patrimônio: conhecer para preservar” da Casa do Professor - Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto

Categoria Escolas:

1º Lugar - Projeto “Resgatando Valores” da E. M. São Sebastião.

2º Lugar - Projeto “Terno de Congado N. S. do Rosário dos Pretos - Congado da APAE” da Escola Especial Irany Silva - APAE de Itabirito.

3º Lugar - Projeto “Aluno Consciente, Patrimônio Preservado: Um novo olhar para Glaura” da Escola Municipal Benedito Xavier.

Menção Honrosa

1º Lugar - Projeto “Resgate da Banda Musical” da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus.

2º Lugar - Projeto “Minas que Contam História” da E. M. Izaura Mendes.

3º Lugar - Projeto “Série Nossa Histórias - Contos da Passagem” da Associação Clube Osquindô.

Durante a V Mostra, foram também realizadas oficinas vivas nas quais o público presente pode participar da confecção de flores, cestas de taquara, bonecas de bucha vegetal, artesanato em pedra sabão e confecção de bonecos em papel machê (Zé Pereira).

Houve, ainda, a participação especial do Coral Canarinhos, da cidade de Itabirito, e do Grupo de Dança Rosários, formado por alunos da Universidade Federal de Ouro Preto.

Aproximadamente, 370 pessoas participaram do evento, que apresentou projetos relevantes para o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural da região.

1

Apresentação “A Fé que Canta e Dança” da Associação Amigos do Reinado de N. S. do Rosário e Santa Efigênia – AMIREI

 

2

1º lugar Categoria Escolas - “Resgatando Valores” da E. M. São Sebastião

3

Apresentação “Terno de Congado N. S. do Rosário dos Pretos – Congado da APAE” da Escola Especial Irany Silva – APAE de Itabirito

 

4

Público prestigia apresentações dos projetos da V Mostra de Preservação Patrimonial

  • Arquivos