Notícias

Trem da Vale promove Sarau “As sem razões do amor”

31.07.2013

Na tarde do último sábado, 20 de julho, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, por meio das Bibliotecas Infantojuvenis das Estações, promoveu o Sarau “As sem-razões do amor”, na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.

Inserido no âmbito do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013, que tem como tema a diversidade, o Sarau “As sem-razões do amor” abrangeu um repertório musical e de poemas, contos e excertos de textos que contemplam a temática do ‘tresloucado amor’, em suas diversas formas de expressão.

Este sarau, de título homônimo a um poema de Carlos Drumonnd de Andrade, teve seu enredo inspirado nas histórias de amor de personagens tradicionais locais: especialmente a história de amor de Marília e Dirceu, o amor proibido de Sinhá Olímpia e o amor impossível de Alphonsus de Guimaraens; que foi desenvolvido a partir da Lenda do Amor (uma lenda Argentina) e de excertos do Sermão do Mandato (ou “Dos remédios do amor), de Pe. Antonio Vieira (1643), que explicitam o amor infinito, incondicional e transcendente.

Além da declamação de poemas, o sarau contemplou intervenções cênicas - o grupo escalado foi a Cia. Teatral Onkara, formado por estudantes do Curso de Artes Cênicas da UFOP (Dhu Rocha - Bobo-Arauto; Rachel Mitidiere - Sinhá Olímpia; Giovany da Silva - Alphonsus de Guimaraens; Tábata Iori - Marília; Augusto Mesquita - Dirce). A execução do repertorio musical ficou a cargo do quarteto formado por Érika Curtiss (Voz), Fernando Costa (voz e violão), Gertison Vagner (percussão) e Tony Jr. (contrabaixo).

A cenografia do sarau consistiu numa reprodução poética de um ambiente de escritório do Alphonsus de Guimarães conjugado com uma sala de visitas da Sinhá Olímpia - mesas, sofás, armário de livros, tapete, castiçais, dentre outros elementos, compuseram, na Tenda envolta de bolas vermelhas dependuradas no teto como se fossem “luminárias em movimento” caracterizando um cenário lírico.

 

Intervenções cênicas da Cia. Teatral Onkara, no coreto em frente à Estação de Ouro Preto. Foto: Marilêne Marinho

 

  • Arquivos