Notícias

Finalização da 6ª Oficina de Fotografia Digital em Ouro Preto e abertura da oficina em Mariana

26.09.2012

A 6ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar, etapa Ouro Preto, encerrou-se sábado, dia 22 de setembro de 2012, na Estação de Ouro Preto. A partir do aprendizado sobre o uso da câmera digital que os 13 alunos tiveram durante a oficina, foram realizados registros fotográficos de manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos nos bairros Alto da Cruz e Centro.
A etapa Mariana, teve início dia 24 de setembro, na Estação de Mariana, sob a coordenação do fotógrafo Dimas Dario Guedes. As atividades acontecerão até o dia 29 de setembro, de segunda a sábado, de 08h às 12h, com a participação de 14 alunos selecionados.
A oficina tem como objetivo explorar o olhar dos participantes sobre a composição e o desenho na fotografia digital, abordando os seguintes tópicos: uso correto da câmera digital; ponto, reta e plano; história da fotografia; erros mais comuns; importância e treino do olhar; trabalho de aplicação prática; seleção e tratamento das imagens; discussão dos resultados; ampliação e impressão. A intenção é que os participantes da oficina possam documentar pela fotografia os modos de viver existentes nos bairros selecionados, e a partir das imagens geradas, pessoas e espaços de sua referência poderão ser revelados e (re)conhecidos, com características e peculiaridades que lhes representam e identificam.
Após a realização da oficina, está prevista uma exposição com fotografias feitas pelos alunos, nas plataformas das Estações de Mariana e de Ouro Preto e em espaços de uso coletivo nos bairros registrados.

Os alunos da 6ª Oficina de Fotografia Digital editam as fotos selecionadas, na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Dalila Carneiro.

 

 

 

O instrutor da 6ª Oficina de Fotografia Digital, Dimas Guedes, entrega o certificado de conclusão da oficina para a aluna Bruna Gorete, na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Cristiane Evangelista

 

  • Arquivos