Notícias

Trem da Vale presente na 33º Semana de Aleijadinho em Ouro Preto

12.11.2010

 

A Prefeitura de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho promovem, entre os dias 13 a 18 de novembro, a Semana de Aleijadinho, uma homenagem ao artista mundialmente conhecido por suas obras de arte e por seu simbolismo cultural.
Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, criou um trabalho singular durante sua vida. Nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1730, o artista deixou uma extensa obra marcada pelo estilo barroco e rococó. Na cidade histórica, seu trabalho pode ser visto em diversos monumentos, como nas Igrejas de São Francisco de Assis e São José, no chafariz do Alto da Cruz, e no Palácio dos Governadores.
Em sua 33ª edição, a Semana conta com apresentações musicais, seminários e palestras, além de oficinas. O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale apóia a ação desde 2009 e neste ano irá sediar novamente o evento promovendo oficinas culturais de Educação Patrimonial, sessões de contos e visitas guiadas às obras de Aleijadinho com as escolas públicas da região. Estas atividades serão realizadas nos dias 16 e 17 de novembro, na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.
Dentre as atividades oferecidas, está a oficina cultural “Um encontro com a Obra do Mestre Aleijadinho”, com a participação da artista plástica Maristela Funchal. A atividade tem como objetivo apresentar às crianças a obra do artista, despertando a atenção para a arte, a cultura e o patrimônio cultural da região.
Durante a cerimônia de abertura, no dia 14 de novembro, haverá apresentação da Orquestra Ouro Preto, na Igreja de São Francisco de Assis. Já no dia 17 de novembro, na Casa da Ópera no Teatro Municipal de Ouro Preto, o grupo Arandelas apresenta o espetáculo “Arandelas Canta Vila Rica”, uma homenagem à cidade que no próximo ano realizará 300 anos.
Encerrando a Semana, no dia 18 de novembro haverá a entrega da Medalha do Aleijadinho aos agraciados 2010 e aposição de Flores em seu túmulo. A partir das 19 horas haverá uma missa Solene com a participação do Coral Cristo Rei, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Veja abaixo a programação da 33ª Semana do Aleijadinho na Estação de Ouro Preto:
Dia 16 /11 - terça-feira
8h30 - Oficina Cultural “Um Encontro com a Obra do Mestre Aleijadinho”, com Maristela Funchal
Público Alvo: alunos das Escolas: Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa e Estadual Marília de Dirceu
Local: Tenda Cultural do Trem da Vale
Dia 17/11 - quarta-feira
14h30 - Oficina Cultural “Um Encontro com a Obra do Mestre Aleijadinho”, com Maristela Funchal
Público Alvo: alunos das Escolas: Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa e Estadual Marília de Dirceu
Local: Tenda Cultural do Trem da Vale
Para mais informações acesse o site: http://www.museualeijadinho.com.br

 

 

  • Arquivos