Notícias

Exposição Fotográfica - 6ª Oficina de Fotografia Digital

03.12.2012

No dia 04 de dezembro de 2012, às 11 horas, na Plataforma da Estação de Ouro Preto será aberta a Exposição Fotográfica relativa à 6ª Oficina de Fotografia Digital promovida pelo Vale Registrar.

A 6ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar foi realizada em duas etapas: de 17 a 22 de Setembro de 2012 na Estação de Ouro Preto; e de 24 a 29 de Setembro na Estação de Mariana. Em Ouro Preto, os 13 alunos realizaram registros fotográficos nos bairros Alto da Cruz e Centro, e em Mariana, os 14 participantes da oficina retrataram os bairros São Gonçalo e Barro Preto. Dentre os 27 alunos que foram capacitados pela oficina, 05 eram integrantes da equipe do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.

A atividade, com duração total de 24 horas em cada cidade, foi ministrada pelo fotógrafo Dimas Guedes. Buscou-se explorar o olhar dos participantes da oficina sobre a composição e o desenho na fotografia digital, e realizar, como atividade prática, registros fotográficos de aspectos, manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos de cada bairro documentado.

Alguns destes registros fotográficos foram selecionados pelos próprios autores para comporem esta exposição, que permanecerá na Plataforma da Estação de Ouro Preto até o dia 16 de dezembro de 2012. Em seguida, a exposição será montada na Sala Multiuso da Estação de Mariana, no período de 18 de dezembro de 2012 a 1º de janeiro de 2013.

Após ser realizada na Estação de Mariana, a mostra ficará exposta em um espaço de uso coletivo da cidade ainda a ser definido.

Em seguida, a exposição poderá ser apreciada nas dependências do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto, situado na Praça Tiradentes, nº 04, bairro Centro, no período de 15 a 27 de janeiro de 2013.

 

Maria Helena Carvalho Dias, moradora do bairro Rosário, assina o caderno de registro de presença da exposição na Sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana. Foto: Rafael Bouças

 

  • Arquivos