Notícias

7ª Mostra de Audiovisual é realizada no Distrito de Cachoeira do Campo - OP

23.09.2014

No sábado, dia 06 de setembro, ocorreu a sétima apresentação da Mostra de Audiovisual de 2014, na Praça Felipe dos Santos, conhecida, também, como Praça da Matriz, no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, integrando a programação da Festa de Nossa Senhora de Nazaré. A exibição teve início por volta de 21h45, logo após a realização da missa.

Um público de 240 pessoas prestigiou a exibição, primeiramente de um vídeo institucional da Vale, e logo depois do videodocumentário “Pedra-sabão”, que teve gravações em Ouro Preto, nos distritos de Cachoeira do Campo e de Santa Rita de Ouro Preto (subdistrito Mata dos Palmitos); e em Mariana, nos distritos de Cachoeira do Brumado e de Bandeirantes; nos anos de 2012 e 2013. O tempo da exibição desse vídeo foi de, aproximadamente, 22 minutos.

Durante a apresentação foi notável a apreciação demonstrada pelas pessoas presentes, que aplaudiram o vídeo antes mesmo de iniciar a exibição, e após o encerramento da atividade.

Depoimentos de moradores da comunidade foram gravados antes e após a exibição dos vídeos, conforme alguns trechos, a seguir.

Ao ser indagado sobre a importância da exibição da videocabine, Rodrigo da Conceição Gomes respondeu: “… Nós temos uma diversidade cultural muito grande. E falta que essa cultura chegue em todos os cantos do município. É uma extensão muito grande que o município tem. Quase ninguém conhece a riqueza, produtos que um ou outro distrito tem. Nesse documentário de hoje a gente une dois distritos que trabalham com esse material, Cachoeira do Campo e Santa Rita”

E em relação a experiência de assistir à videocabine, Mercês Maria Braga da Silva disse: “… A certeza maior é divulgar, levar para as comunidades, para os distritos. O saber não ocupa lugar (…) Muito obrigado, volte sempre! E parabéns também para a Vale. Eu acho que por onde a Vale passa ela leva uma grandeza maior”

A próxima apresentação da Mostra de Audiovisual está confirmada e será realizada dia 12 de setembro, sexta-feira,  às 21 horas, na Estação Ferroviária do distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto, integrando a programação do 6º Festival Cultural de Miguel Burnier.

01 - Rosilene Figueiredo, gerente operacional do Apoio Técnico-Administrativo do Vale Registrar, fala na abertura da 7ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 - Videodocumentário “Pedra-sabão”, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo. Foto: Wesley Maurício

01 - Rosilene Figueiredo, gerente operacional do Apoio Técnico-Administrativo do Vale Registrar, fala na abertura da 7ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 - Videodocumentário “Pedra-sabão”, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo.

Foto: Wesley Maurício

02 – Moradores do distrito participam da 7ª Mostra de Audiovisual de 2014 – Videodocumentário “Pedra-sabão”, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo. Foto: Wesley Maurício

02 – Moradores do distrito participam da 7ª Mostra de Audiovisual de 2014 – Videodocumentário “Pedra-sabão”, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo.

Foto: Wesley Maurício

03 - Participantes da Festa de Nossa Senhora de Nazaré assistem ao Videodocumentário “Pedra-sabão” durante a 7ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo. Foto: Marina Ibba

03 - Participantes da Festa de Nossa Senhora de Nazaré assistem ao Videodocumentário “Pedra-sabão” durante a 7ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo.

Foto: Marina Ibba

04 – Marina Ibba, estagiária do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar, preenche o Termo de autorização para uso de imagem do depoente Francisco Xavier da Costa, após a 7ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 – Videodocumentário “Pedra-sabão”, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo. Foto: Wesley Maurício

04 – Marina Ibba, estagiária do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar, preenche o Termo de autorização para uso de imagem do depoente Francisco Xavier da Costa, após a 7ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 – Videodocumentário “Pedra-sabão”, na Praça Felipe dos Santos, no distrito de Cachoeira do Campo.

Foto: Wesley Maurício

  • Arquivos