Notícias

Trem da Vale participa da 32ª Semana do Aleijadinho

17.11.2009

 

Em homenagem ao artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Prefeitura de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho promovem a 32ª Semana do Aleijadinho.
Entre os dias 13 e 22 de novembro, serão realizados seminários, palestras, exposições, lançamento de livros, exibição de filmes e outras atividades que visam promover a vida e a obra do mestre Aleijadinho, um dos mais importantes artistas da arte colonial em Minas Gerais.
Nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1730, Aleijadinho deixou uma extensa obra marcada pelo estilo barroco e rococó. Em Ouro Preto, seu trabalho pode ser visto em monumentos como a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Palácio dos Governadores, dentre outros.
Para celebrar o legado artístico deixado por esse grande artista, o Padre Francisco Barroso Filho criou a Semana do Aleijadinho em 1968, ano em que foi fundado por ele o Museu Aleijadinho.
Este ano, o Trem da Vale abraça a homenagem prestada ao Patrono das Artes no Brasil. No dia 17 de novembro, tem Contação de Histórias, com Maurício Trindade, da Casa dos Contos, na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto, e no dia 21 de novembro, será inaugurada a exposição “Colcha de Retalhos - Aleijadinho”, feita pelas crianças que participam das atividades do Plano de Incentivo à Leitura, realizado pelo Trem da Vale.
Para mais informações sobre a Semana do Aleijadinho, acesse o site http://www.museualeijadinho.com.br/

  • Arquivos