Notícias

Lançamento do documentário sobre o centenário da Banda São Sebastião.

24.11.2010

No dia 06 de novembro de 2010, sábado, às 19h30, logo após a tradicional missa da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana, aconteceu, no Salão Paroquial, a primeira exibição pública do videodocumentário “Banda São Sebastião – 100 anos de música”.
Em homenagem ao centenário da Sociedade Musical de São Sebastião o documentário foi realizado pelo Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar, do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, com a colaboração do jornalista de Passagem de Mariana, Leandro Henrique dos Santos, diretor do Jornal “O Espeto”. Leandro, que participou de alguns cursos de vídeo oferecidos pelo Vale Registrar, foi quem apresentou o argumento e atuou como co-diretor do documentário.
No início do evento, os músicos integrantes da Banda São Sebastião, devidamente uniformizados, chegaram em frente do Salão Paroquial, tocando um dobrado. Ali, fizeram uma breve apresentação, regidos pelo maestro Daltro Novais.

Apesar da chuva, compareceram ao lançamento do videodocumentário cerca de cento e vinte pessoas da comunidade local. Dentre elas, o Sr. José Luís Papa, presidente da Sociedade Musical Santa Cecília, o Sr. Antônio Pessoa, antigo membro da diretoria da Banda São Sebastião, integrantes da família do Sr. Houílio Assumpção, ex-presidente da Banda, e a vereadora Aida Anacleto.

O supervisor do Vale Registrar, Jason Barroso Santa Rosa, abriu o evento parabenizando a Banda e agradecendo a presença de todos. Falou sobre as atividades desenvolvidas pelo subprograma, e, em seguida, passou a palavra para Cristina Aun, gerente executiva do Programa.
O vídeo, que tem a duração de 33 minutos, foi projetado em um telão montado em cima do palco existente no Salão Paroquial. Durante a exibição, o documentário prendeu a atenção de todos, fazendo o público rir e se emocionar, com alguns trechos do filme. Ao final da exibição, os integrantes da banda e outros convidados ali presentes aplaudiram de pé.
Depois da exibição do vídeo, o assessor técnico do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar, e co-diretor do vídeo, Rafael Almeida Santos, solicitou uma salva de palmas pela memorável participação do Sr. Houílio Raimundo Assumpção, recentemente falecido, e que foi homenageado no documentário.
O jornalista Leandro Henrique falou do processo de execução do documentário, das muitas horas de gravações que foram realizadas e aproveitou para agradecer a grande abertura e colaboração da Sociedade Musical São Sebastião. Muito emocionado, o presidente da Banda São Sebastião, Sr. Amauri dos Santos, ressaltou a qualidade do documentário e agradeceu a iniciativa de sua produção. A vereadora Aida Anacleto e o regente da Banda São Sebastião, Daltro Novais, falaram da importância, do engrandecimento e do orgulho que o documentário trouxe para a comunidade de Passagem de Mariana.

Jason Barroso Santa Rosa, na abertura do Lançamento do videodocumentário. Foto: Rafael Santos

No encerramento do evento, enquanto a Banda São Sebastião tocava dentro do Salão Paroquial, havia pipoca e refrigerante servidos para todos. E a equipe do Vale Registrar pode-se confraternizar e receber o reconhecimento emocionado dos integrantes da Banda São Sebastião e da comunidade de Passagem de Mariana

 

 

  • Arquivos