Notícias

Estação Ciência no Trem da Vale

08.10.2013

Através da parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto, o Programa Trem da Vale e a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto será promovida a 5ª Edição da “Estação Ciência”, na Estação Ferroviária de Ouro Preto, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Com edição anual, a Estação Ciência - um evento que integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, realizada desde 2009, compõe o calendário de ações de popularização da Ciência e da Tecnologia, no âmbito da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A proposta atual, cujo tema central é “CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE, prevê estratégias para despertar um olhar diferenciado sobre a influência da Ciência e da Tecnologia no cotidiano das pessoas, sobretudo crianças e jovens do ensino fundamental e médio, público principal que se deseja atingir. Além de visar a difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a temática contemplada, as programações no âmbito da SNCT visam chamar a atenção e provocar atitudes e reflexões sobre a importância do tema para o desenvolvimento e para o enfrentamento de problemas da humanidade.

Dentre as atrações previstas, destaque para a Exposição Interativa “Física mais que divertida”, da Fundação Ciência Jovem - que consiste num conjunto de protótipos e experimentos baseados em materiais reciclados e de baixo custo, com o intuito de estimular uma visão criativa da física; e  a oficina “Literatura, sabores cheiros e cores: sucos naturais e saúde” - uma atividade voltada para o público infantojuvenil, desenvolvida pelas Bibliotecas das Estações, em parceria com o Curso de Gastronomia do IFMG - Campus Ouro Preto .

No âmbito do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, a Estação Ciência é umimportante instrumento de afirmação do compromisso do campo da ciência e da tecnologia com o campo do patrimônio cultural. O evento irá abranger ações de preservação do patrimônio cultural e natural, bem como experiências significativas onde a Ciência e Tecnologia aliadas à Cultura possibilitam a produção do patrimônio cultural, o apoio ao patrimônio cultural e o usufruto do patrimônio cultural.

Fique atento à programação!

http://sites.ouropreto.ifmg.edu.br/semanact/programacao-estacao-ciencia/

1

  • Arquivos