Notícias

2º Curso de vídeo em educação patrimonial para comunidade escolar

05.05.2011

Nos dias 25 e 26 de abril de 2011, teve início o 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, nas Estações de Mariana e de Ouro Preto, respectivamente.


Os professores Douglas Aparecido e Eduardo Moreira acompanham os alunos do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, num exercício com a câmera, no primeiro dia do curso na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Rafael Santos

Esta atividade do Vale Registrar, que integra o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da realização audiovisual e da Educação Patrimonial, buscando documentar e valorizar o patrimônio cultural de Mariana e de Ouro Preto, utilizando espaços e equipamentos existentes nas estações ferroviárias do Trem da Vale.
O Professor, Eduardo Moreira, da explicação sobre a câmera de gravação aos alunos do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar no primeiro dia do curso na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Rafael Santos

 


A professora Maria Agripina com os alunos da etapa Ouro Preto do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, no primeiro dia do curso na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Rafael Santos


A proposta do curso é que alunos e professores da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental de instituição escolar selecionada de Ouro Preto e de Mariana produzam vídeos, utilizando-os como ferramenta para debater temas como memória e identidade, com enfoque, em especial, para conteúdos relacionados ao patrimônio cultural dessas cidades.
As atividades do curso serão realizadas no período de 25 de abril a 24 de maio de 2011, em nove dias em cada cidade, durante quatro horas diárias, no período da manhã, de 07 às 11 horas; sendo que, às segundas e quartas-feiras em espaços da Estação de Mariana, e às terças e quintas-feiras na Estação de Ouro Preto.
No total, o curso conta com a participação de 50 alunos, entre 09 e 10 anos de idade, acompanhados de seus professores. Em Mariana, as 25 crianças participantes estudam na Escola Estadual Doutor Gomes Freire e são acompanhadas pela professora Maria da Consolação Semin. Em Ouro Preto, as 25 crianças participantes estudam na Escola Estadual Marília de Dirceu e são acompanhadas pelas professoras Lúcia Maria Medeiros e Aparecida Maria dos Santos.

Durante a realização do curso, os professores e alunos participantes, em cada cidade, trabalharão os princípios teóricos e práticos para a produção de vídeodocumentários de curta duração, desde a pesquisa sobre o patrimônio cultural, o registro audiovisual até a edição de um vídeo abordando bens culturais representativos da região, escolhidos pelos próprios participantes. Pretende-se, assim, capacitá-los para a elaboração de produtos culturais e educacionais a serem empregados nas escolas locais.
No último dia de atividade, os participantes assistirão à exibição dos 04 vídeos produzidos por eles (02 em cada cidade), com a orientação dos instrutores responsáveis pelo curso - a professora Maria Agripina Neves e os profissionais de vídeo Douglas Aparecido e Eduardo Moreira; tendo o apoio da equipe do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar.

  • Arquivos