Notícias

Confira as atividades do Festival de Inverno nas Estações de Ouro Preto e Mariana

10.07.2009

No mês de julho, as ruas de Ouro Preto e Mariana se tornam palco de atividades artístico-culturais que atraem visitantes de várias regiões em busca de lazer, cultura e formação.
Este ano, o Festival de Inverno tem como tema “Clube da Esquina e o chão da nossa terra“, uma homenagem ao movimento musical da década de 1960 que reuniu grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Toninho Horta, Flávio Venturini, Tavinho Moura, Beto Guedes, dentre outros.
Mostras, exposições, oficinas, palestras, saraus, seminários e shows fazem parte da programação que agita Ouro Preto e Mariana entre os dias 08 e 26 de julho.
Várias dessas atividades serão realizadas nas Estações do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
A Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto irá abrigar as oficinas “Técnicas Circenses”, de 13 a 17 de julho, e “Malabares”, de 21 a 24 de julho, destinadas ao público jovem, além do “Circuito Integrado de Educação Patrimonial - Atividades para uma Visita Guiada”, nos dias 21 e 22 de julho, e “Educação Patrimonial - Uma prática dentro e fora da escola”, de 14 a 17 de julho, voltados para educadores e estudantes de áreas afins.
Haverá ainda, na Tenda Cultural da Estação, apresentações teatrais nos dias 12 e 25 de julho, respectivamente, com as peças “Othello”, do Nefasto Grupo, e “O Grande Circo Misto”, do Grupo Trampulin, Teatro de Anônimo, Acrobático Fratelli, Cia Navegante e Os Losna. E no dia 15 de julho acontecerá a mostra “Memória e Cultura”, que exibirá o acervo das videocabines produzidas pelo Vale Registrar.
Na Biblioteca da Estação de Mariana será realizada, entre os dias 13 e 17 de julho, a oficina “Cultura Digital na Maturidade”, que propõe uma introdução ao ambiente da web para pessoas acima de 40 anos, buscando tornar essa ferramenta acessível e contribuir para o aprendizado de forma autônoma e criativa.
No dia 18 de julho acontecerá, também na Biblioteca de Mariana, o Sarau “Paisagens da Janela”, com apresentações literárias e declamações das canções do Clube da Esquina e de textos de escritores mineiros.
Aos sábados e domingos do mês de julho, as “Trilhas Sensoriais”, promovem uma caminhada pelas ruas de Ouro Preto, com atenção voltada para a paisagem natural e arquitetônica da cidade, em busca de experiências que despertem o olhar e a sensibilidade dos participantes para o patrimônio da região.
Para obter mais informações sobre essas e outras atividades do Festival de Inverno 2009 acesse o site www.festivaldeinverno.ufop.br.

  • Arquivos