Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevista com Victor Vieira Godoy

29.04.2011

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou no último dia 18 de abril, a gravação da segunda entrevista referente à Fase 6, correspondente a 2011, em Ouro Preto.

O ouro-pretano Victor Vieira de Godoy, nascido em 1948, no bairro Rosário, recordou e descreveu, durante duas horas e meia, aspectos da vida social, econômica e religiosa de Ouro Preto, enriquecendo o acervo do Vale Registrar, disponível na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana e também neste site.

O senhor Victor Godoy descreveu passagens de sua infância em Ouro Preto, com destaque para as brincadeiras e o campo de futebol que, junto com seus amigos, mantinham atrás da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O entrevistado apresentou importantes fragmentos da história de Ouro Preto durante a década de 1960; dentre eles, o Golpe de 1964 e seus impactos na cidade, citando a participação de diversas associações e agremiações que exerceram um ativo papel de contestação ao regime político que se instalava.

 

 


O entrevistado Victor Vieira Godoy e integrantes do Vale Registrar: Rafael Santos, Natália Severino, Eder Melo e Rosilene Figueiredo. Foto: Rafael Santos.

 

Os primeiros festivais de inverno, organizados pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ouro Preto a partir de 1968: participação de artistas e intelectuais mundialmente conhecidos, oficinas, grupos e peças teatrais apresentados no Teatro Municipal “Casa da Ópera”.

Professor aposentado da Escola de Farmácia, Victor Godoy presenciou e contribuiu para a fundação da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual exerceu também os cargos de pró-reitor de Administração e pró-reitor Acadêmico.

A entrevista agora entra em sua fase de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. Posteriormente, esta e todas as outras entrevistas que se seguirão, serão reunidas ao referido acervo para consultas e pesquisas.

 

 

  • Arquivos