Notícias

Inscrições abertas para a IV Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar

16.11.2011

A 4ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar será realizada sob a coordenação do fotógrafo Dimas Dario Guedes, no período de 21 a 26 de novembro de 2011, na Estação de Ouro Preto, tendo como público-alvo moradores dos bairros Morro Santana, Morro São João e Morro São Sebastião; e de 5 a 10 de dezembro, na Estação de Mariana, destinada aos moradores dos bairros Cabanas e Santa Rita de Cássia.

 


O instrutor Dimas Guedes com alunos da III Oficina de Fotografia Digital, nos bastidores.

 

As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 17h30, e sábado de 8 as 12 horas.

Para a etapa de Ouro Preto, as inscrições devem ser realizadas na Estação de Ouro Preto, no período de 8 a 17 de novembro, no horário de 9 às 17 horas. Para os moradores de Mariana, as inscrições serão realizadas na Estação de Mariana, de 21 a 26 de novembro, de 9 às 17 horas.

Serão oferecidas 10 (dez) vagas em cada cidade para moradores dos bairros selecionados, além de 02 (duas) para funcionários do Trem da Vale.

Os participantes serão selecionados pelo coordenador da oficina, juntamente com a equipe do Vale Registrar, por meio da ficha de inscrição que será preenchida por cada pessoa interessada em participar da atividade.

A oficina tem como objetivo explorar o olhar dos participantes sobre a composição e o desenho na fotografia digital, abordando os seguintes tópicos: uso correto da câmera digital; ponto, reta e plano; história da fotografia; erros mais comuns; importância e treino do olhar; trabalho de aplicação prática; seleção e tratamento das imagens; discussão dos resultados; ampliação e impressão.

A partir do aprendizado sobre o uso da câmera digital, os participantes da oficina irão fazer registros fotográficos de manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos de seus bairros. A intenção é que os próprios moradores possam documentar pela fotografia os modos de viver ali existentes, e a partir das imagens geradas, pessoas e espaços de sua referência poderão ser revelados e (re)conhecidos, com características e peculiaridades que lhes representam e identificam.

 


O instrutor Dimas Guedes com alunos da III Oficina de Fotografia Digital, nos bastidores.

 

Após a realização da oficina, está prevista uma exposição com as fotografias tiradas pelos alunos, nas plataformas das Estações de Mariana e de Ouro Preto, como também, em locais a serem definidos nos bairros registrados.

  • Arquivos