Notícias

Público prestigia exibição do videodocumentário Pedra-sabão, em Ouro Preto

21.07.2014

Na sexta-feira, dia 11 de julho, ocorreu a quarta apresentação da Mostra de Audiovisual de 2014, no Adro da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A exibição teve início por volta de 18h40, integrando a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014.

Um público de 150 pessoas prestigiou a exibição, primeiramente de um vídeo institucional da Vale, e logo depois do videodocumentário Pedra-sabão, que teve gravações em Ouro Preto, nos distritos de Cachoeira do Campo e de Santa Rita de Ouro Preto (subdistrito Mata dos Palmitos); e em Mariana, nos distritos de Cachoeira do Brumado e de Bandeirantes; nos anos de 2012 e 2013. O tempo da exibição foi de, aproximadamente, 22 minutos.

Participantes do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2014 assistem ao vídeo institucional da Vale, durante a 4ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro, em Ouro Preto. Foto: Wesley Maurício

Participantes do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2014 assistem ao vídeo institucional da Vale, durante a 4ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro, em Ouro Preto. Foto: Wesley Maurício

 

Durante a apresentação foi notável a apreciação demonstrada pelo público presente. Contamos com a presença de pessoas que participaram do videodocumentário e de alguns feirantes que trabalham com o ofício da Pedra-sabão no Largo São Francisco, em Ouro Preto.

 

Depoimentos foram gravados antes e após a exibição dos vídeos, conforme podemos observar, abaixo, alguns trechos das respostas das pessoas ao serem indagadas sobre a experiência de assistirem ao videodocumentário Pedra-sabão:

 

Tiago Cândido, aluno do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa, diz: “…Para nós é um fato muito importante estar aqui participando do Festival de Inverno. Ter participado dessa apresentação que demonstrou e apresentou para nós como é o processo de criação da pedra-sabão. Desde quando é pegada a pedra até chegar ao produto final. Para nós é um grande reconhecimento. Como é gracioso ver o trabalho de um artesão (…) é um trabalho rico que deve ser cada vez mais valorizado…”

 

Na opinião de Malena da Cruz Cunha, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto e monitora das atividades de audiovisual do Festival de Inverno: “Primeiramente a vista que Ouro Preto nos proporciona é maravilhosa e o vídeo é de extrema importância, porque mostra um pouco da cultura de Ouro Preto. E como essas pessoas, o esforço e o trabalho que elas têm para estar fazendo essa coisa maravilhosa [a depoente aponta para a Feira de artesanato em pedra-sabão no Largo de Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis] aqui… que é arte…”

 

A próxima apresentação da Mostra de Audiovisual será realizada no dia 26 de julho, sábado, às 19 horas, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana; integrando a programação da IX Festa da Panela de Pedra. Em caso de chuva, a exibição acontecerá na quadra da Escola Municipal Aníbal de Freitas.

Leonardo Penna e Marina Ibba, integrantes da equipe do Trem da Vale/Núcleo de Audiovisual, gravam depoimento com Geralda da Purificação Gomes, momentos antes da 4ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 – videodocumentário “Pedra-sabão”. Foto: Wesley Maurício

Convidados assistem à 4ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 – videodocumentário “Pedra-sabão”, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro, em Ouro Preto. Foto: Wesley Maurício

 

  • Arquivos