Notícias

Trem da Vale realiza a 2ª Oficina de Vídeo de Animação para Crianças de Mariana e Ouro Preto.

11.10.2010

Em comemoração ao mês das crianças, acontece a 2ª Oficina de Vídeo de Animação para Crianças, uma atividade do subprograma Vale Registrar, do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, em parceria com a PICTOZ, empresa de Belo Horizonte.
A equipe da PICTOZ é composta pela coordenadora e arte-educadora Cristiane Zago, o arte-educador César Maurício,e os produtores e assistentes José Célio Martins e Arthur Senra.
As atividades da Oficina são realizadas em cinco dias, durante 04 horas diárias, na parte da tarde, de 12h45 às 16h45; em espaços da Estação de Mariana, no período de 04 a 08 de outubro; e na Estação de Ouro Preto, de 13 a 17 de outubro de 2010.
Ao total, 25 crianças entre 10 e 13 anos de idade, foram selecionadas para participarem da oficina, sendo 13 moradores de Mariana e 12 de Ouro Preto. A seleção dos participantes de cada cidade deu-se por meio de concurso de desenhos sobre o tema Patrimônio Cultural.
Em Mariana, a atividade contou com a parceria da Secretaria de Educação, tendo como sua representante, Alessandra Miranda. Os alunos selecionados, que estudam em tempo integral no Centro Educacional Municipal Padre Avelar - CEMPA, foram orientados pela coordenadora Conceição Aparecida Brandão.
Em Ouro Preto, a parceria foi realizada com a coordenadora do Centro Cultural do Padre Faria, Maria José (a Ica). A entidade promove várias atividades culturais, especialmente, o artesanato com crianças moradoras da cidade.
Durante a oficina, que consiste em realizar atividades lúdicas e práticas a partir de princípios básicos de animação, os alunos assistem vídeos e filmes de curta metragem de animação e desenvolvem técnicas de animação, tais como: o flip book, a animação utilizando massinhas e o pixilation.
No último dia da oficina, os participantes assistem à exibição dos vídeos com as animações realizadas pelos alunos e que foram gravadas e editadas pela equipe do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar.
Os desenhos sobre o Patrimônio Cultural feitos pelas crianças selecionadas são expostos na plataforma das estações do Trem da Vale, no último dia de atividade, em cada cidade.

Cristiane Zago, e seu assistente José Célio Martins, da PICTOZ, auxiliam os alunos na montagem da animação com a técnica dos recortes de papel.

 

 

 

  • Arquivos