Notícias

Alunos da FAOP participam de oficina no Vagão Sonoro Ambiental

12.05.2010

Nos dias 04 e 05 de maio, 40 alunos do curso livre “Artes Plásticas + Música” da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, participaram de uma oficina de musicalização no Vagão Sonoro Ambiental do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
Situado na Estação Ferroviária de Ouro Preto, o Vagão Sonoro Ambiental é composto pela escultura Resíduos Sonoros, construída com sucatas variadas. O espaço é destinado à realização de apresentações musicais, aulas de musicalização e interações pedagógicas. A estrutura do vagão abriga, ainda, uma Oficina Ecológica de Construção de Instrumentos Musicais, aberta ao público visitante.
A FAOP propôs a atividade no Vagão Sonoro com o intuito de conhecer e se apropriar desse equipamento cultural em práticas de musicalização. A oficina foi ministrada por Gustavo Nunes, João Guimarães e Mariana Zanchetta. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar as diversas fontes sonoras, instrumentos de corda, sopro e percussão que compõem o Vagão Sonoro Ambiental.
Na Oficina Ecológica de Construção de Instrumentos Musicais, os alunos construíram instrumentos utilizando materiais alternativos, que foram, posteriormente, usados na oficina.
Na ocasião, os alunos conheceram um pouco mais sobre o músico Fernando Sardo, que projetou as esculturas musicais do Vagão Sonoro, além de vivenciarem os espaços da Estação Ferroviária de Ouro Preto.

Vagão Sonoro Ambiental

  • Arquivos