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Maria-fumaça vai para a oficina

19.05.2009

A maria-fumaça do Trem da Vale passa por manutenção nas oficinas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), com previsão de retorno para final de outubro. Os horários do trem não serão alterados e as viagens serão feitas pela locomotiva a diesel G8.
A locomotiva a vapor foi fabricada pela Skoda, da República Tcheca, em 1949. O modelo foi encomendado para a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos e comprada pela Ferrocarril, da Argentina. Em 1980, a Rede Ferroviária Federal (RFF) comprou a locomotiva para trabalhar em Santa Catarina, de onde foi trazida para as viagens do Trem da Vale. Por se tratar de um equipamento histórico, a máquina necessita de manutenções periódicas para garantir a segurança e conforto dos passageiros.
Além disso, o trecho Mariana-Ouro Preto possui um desnível de 300 metros, o que é considerado difícil para a subida de uma locomotiva a vapor. Em função do desnível, a maria-fumaça, que originalmente se movimenta a velocidade média de 60 km/h, circula a 25 km/h no trecho entre as duas cidades do programa Trem da Vale. Em função dessas dificuldades, alguns problemas técnicos ocorrem com freqüência, o que exige a observação e manutenção constante dos equipamentos.

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