Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevista com Maria Clara Celestino Souza

02.06.2011

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, no dia 31 de maio, a terceira gravação, em Mariana, de entrevista relativa à sexta fase do programa, correspondente a 2011. A marianense Maria Clara Celestino Souza, nascida em 1953, durante mais de duas horas, em seu depoimento de História de Vida, recordou e descreveu aspectos da vida social, econômica e educacional da cidade.

A entrevistada Maria Clara Celestino Souza no pátio da Estação Ferroviária de Mariana, com a equipe do Vale Registrar – Rodrigo Lima (estagiário), Cristiane Evangelista (produtora), Josanne Simões (entrevistadora) e Wesley Souza (assistente de câmera). Foto: Rafael Santos



Comerciante e fotógrafa instalada há aproximadamente 39 anos na Praça da Sé, Maria Clara, com vivacidade, lembrou-se, entre outras memórias relatadas, do cotidiano no Grupo Escolar Dom Benevides e no Colégio Estadual Dom Silvério; as idas à Estação Ferroviária de Mariana para levar o café da tarde ao pai ferroviário quando aproveitava para brincar no armazém, pulando entre as sacas de café ou rodando a catraca; e a curiosidade em relação à zona boêmia da cidade. Da adolescência, rememorou os grupos musicais The Rebels, Abutres e Os Incas, que tocavam sucessos internacionais do rock. Mencionou ainda a boate Senzala e as rodas de música e conversa dos jovens no “Jardim”. Novidade para o Núcleo de História Oral foram os nomes e casos de personagens curiosos que povoaram sua infância como Zé Andorinha - o “transporte humano de Mariana” que carregava nas costas tudo aquilo que as pessoas pedissem; Saninha “Sete Saias”; Ritoca; Iota; Fanci Caiau e outros…
A entrevista agora entra em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, esta e as outras entrevistas que se seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana e, também, neste site.

 

 

  • Arquivos