Notícias

Trem da Vale lança produtos em Evento Comemorativo

27.12.2013

Dia 13 de dezembro foi motivo de comemoração no Trem da Vale. A Estação de Ouro Preto recebeu a comunidade e convidados para os lançamentos do IV Catálogo de Entrevistas 2012-2013, a Exposição da Sala de Memórias ‘Clubes Socioesportivos’, e o Encontro com os Entrevistados. O evento contou com a presença dos entrevistados do Núcleo de História Oral, equipe do Trem da Vale e representantes da Vale.

O público de, aproximadamente, 100 pessoas, pode, ainda, emocionar-se com um belo vídeo produzido pelo Núcleo de Audiovisual sobre as Chuvas de Poesias idealizadas pelo tipoeta ouropretano Guilherme Mansur, além de receber gratuitamente exemplares da publicação lançada.

1

Abertura da exposição temporária da Sala de Memórias na Estação de Ouro Preto. Foto: Eduardo Trópia

2

Convidados prestigiam evento na Tenda Cultura da Estação de Ouro Preto. Foto: Eduardo Trópia

 

Após os lançamentos na Tenda Cultural, a equipe do Trem da Vale já estava à espera dos convidados para a segunda parte do Evento Comemorativo. Dessa vez, a comemoração foi na Estação de Mariana, ao anoitecer e ao som da cantora Érika Curtis e banda. O evento contou com a presença de Eleonora Santa Rosa - diretora do Santa Rosa Bureau Cultural, responsável pelo projeto e execução do Programa; Antônio Costa - representante da Vale; representantes das Secretarias Municipais de Ouro Preto de Cultura e Patrimônio, Turismo, Indústria e Comércio; da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e do Sesi-Mariana. No primeiro momento, foi apresentado o vídeo sobre as Chuvas de Poesias, e lançada a 2ª Edição do Guia Cultural Mariana - Passagem de Mariana - Ouro Preto. Posteriormente, as pessoas puderam assistir às novas obras artísticas do Vagão dos Sentidos lançadas naquele dia: “Artesãos Invisíveis” (Eduardo Zunza) e “Terra à Terra” (João Castilho).

 

Cerca de 110 pessoas prestigiaram o evento na Estação de Mariana e receberam exemplares gratuitos do Guia Cultural e do IV Catálogo de Entrevistas 2012-2013.

3

Convidados assistem ao vídeo 'Choveu poesia, coloriu noite e dia', elaborado pelo Núcleo Audiovisual do Programa, na Estação de Mariana. Foto: Eduardo Trópia

 

SAIBA MAIS

 

A segunda edição do Guia Cultural Mariana - Passagem de Mariana - Ouro Preto é uma revisão crítica e atualizada da primeira edição lançada em 2006 e já esgotada. Esta publicação manteve o formato e a estrutura do Guia 2006, mas contou com a realização de pesquisas bibliográfica e de campo durante o primeiro semestre de 2013, que geraram atualizações e complementações para melhor caracterização cultural e histórica do item registrado assim como o acréscimo de novos itens sobre bens civis e religiosos, festas, artes e artesanato das localidades.

 

Este Guia apresenta informações históricas, culturais e turísticas da região, úteis para visitantes, moradores e estudiosos da temática patrimonial.

 

Há sete anos, o Programa Trem da Vale registra, guarda e torna acessíveis imagens que moradores de Mariana e Ouro Preto construíram de seu próprio passado e das cidades em que nasceram ou escolheram para viver. Os quatro catálogos publicados pelo Núcleo de História Oral totalizam 220 histórias contados pelos moradores de Ouro Preto e Mariana sobre pessoas, lugares e fatos significativos para suas vidas e para as comunidades locais.

 

A abordagem histórica é feita por meio de entrevistas com os moradores das duas cidades, em que o entrevistado relembra fragmentos de seu passado-história de vida, ou pela história temática, que trata de um assunto específico.

 

O IV Catálogo de Entrevistas lançado compreende o período de abril de 2012 a julho de 2013, quando foram realizadas 46 entrevistas: 12 histórias de vida e 34 histórias temáticas sobre Clubes Socioesportivos. Estes são espaços privilegiados de convivência, lazer, trabalho, rivalidades, identificação com um time.

 

Os catálogos apresentam uma síntese desses depoimentos, cujo conteúdo completo ficará disponível na Biblioteca de Mariana para consulta.

 

Por meio dessas iniciativas o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale busca contribuir para o resgate da memória individual e coletiva e constituir um conjunto documental útil ao entendimento do processo histórico de Ouro Preto e Mariana, a partir da memória e vivência de seus moradores.

4

Distribuição das publicações lançadas para o público presente na Estação de Mariana. Foto: Eduardo Trópia

 

  • Arquivos