Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevistas sobre Tipologia História Temática Clubes Socioesportivos

28.06.2012

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou no dia 19 de junho a gravação das entrevistas, tipologia História Temática Clubes Socioesportivos, em Mariana, com Crispim Lapa e Mário Rodrigues Rocha; referentes à sétima fase do programa, correspondente a 2012.


A entrevista com Crispim Lapa, que atuou como jogador, assistente de treinador e funcionário da sede social do Olimpic Sport Club – o “Jacaré do Barro Preto” – permitiu o registro de memória relevante sobre a constituição do clube: suas sedes sociais, a construção do campo de futebol e sobre seus jogadores. Dentre os fatos lembrados é digno de nota, por exemplo, a colocação de lona ao redor do campo (ainda não murado) nos dias de jogos, para garantir a compra de ingressos; o “carteado” que ocorria à noite na sede social, à época funcionando no andar superior do comércio do “Seu Miro” e os animados carnavais e horas dançantes.
Mário Rodrigues Rocha foi jogador e dirigente do Guarany Futebol Clube; cujo time de futebol continua sendo uma de suas grandes paixões. Sobre sua trajetória no clube, rememorou partidas notáveis; a grande rivalidade com o Marianense Sport Club; os bailes como o “Rainha do Minério” e o do “Havaí” bem como o bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da cidade tendo sempre, entre suas alas, o bloco dos índios e índias, símbolo do clube. Não ficou de fora a famosa “Ceia dos Atletas”, que é oferecida aos jogadores todos os anos, no dia 14 de julho, data de sua fundação.
As entrevistas agora entram em suas etapas de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, estas e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana, e também neste site.

 

A equipe do Vale Registrar se prepara para começar o registro do depoimento do entrevistado Crispim Lapa, no Vagão Oficina de Vídeo / Sala de Histórias da Estação Ferroviária de Mariana

O entrevistado Mario Rodrigues Rocha e a equipe do Vale Registrar: Marcello Nicolato, Keka Simões, Cristiane Evangelista e Rodrigo Ferreira, na Estação Ferroviária de Mariana.

  • Arquivos