Notícias

Trem da Vale completa quatro anos de atividades

27.04.2010

Estação de Ouro Preto

 

No mês de maio o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale comemora quatro anos de atividades. Inaugurado em maio de 2006, o Programa abrange um conjunto de ações culturais gratuitas, voltadas para a valorização do patrimônio cultural e natural das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. Desde a sua implantação, o Programa já recebeu mais de 690 mil visitantes em suas estações e 389 mil pessoas fizeram o passeio de trem. Além disso, beneficiou cerca de 15 mil crianças e jovens da rede pública estadual e municipal, número que corresponde a mais de 50% do total de alunos de instituições públicas das duas cidades.
Em comemoração a esta data, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale presta homenagem aos maquinistas, foguistas, mestres de linha, engenheiros e tantos outros funcionários que fazem parte de nossa história ferroviária. No “Dia do Ferroviário”, 30 de abril, às 11h, haverá apresentação de um esquete teatral sobre o tema “Ferrovia”, com o grupo de Teatro Reciclinove, na Estação de Mariana. E no dia 05 de maio, ferroviários e ex-ferroviários se reúnem na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto para uma roda de “contação de casos”, com a presença de alunos de escolas públicas. Na ocasião, será exibido o vídeo “Locomotiva”, que aborda o surgimento e o funcionamento das locomotivas. O evento tem início às 15h, e é aberto ao público.
Durante a primeira semana de maio, haverá também a Oficina “Colcha de Retalhos”, o Circuito de Leitura e os “Circuitos Diferenciados” em torno do tema Memórias do Trem.

  • Arquivos