Notícias

Caravana Plantas Medicinais passará pela Estação de Ouro Preto

18.10.2009

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia (17 a 29 de outubro) a Caravana Plantas Medicinais: Seguindo as Pegadas de Auguste Saint-Hilaire passará pela Estação Ferroviária de Ouro Preto, com o intuito de difundir informações históricas e científicas sobre as plantas medicinais da região, incentivando a preservação e uso adequado das plantas nativas por parte da população local.
Auguste Saint-Hilaire percorreu parte do território brasileiro no inicio do século XIX em busca de informações e descobertas sobre plantas medicinais nativas, criando uma imensa obra de referência.
A proposta da Caravana Plantas Medicinais é percorrer os mesmos caminhos da Estrada Real traçados por Saint-Hilaire no século XIX. A comitiva conta com a participação do Dr Marc Pignal, responsável pelo material coletado por A. Saint-Hilaire no Brasil, hoje pertencente ao arquivo do Museu de História Natural de Paris.
A Caravana Plantas Medicinais é uma iniciativa da Dataplamt (Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas Medicinais e Tóxicas) e do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, e integra as comemorações do “Ano da França no Brasil”.
A comitiva passará pela Estação de Ouro Preto no dia 20 de outubro, terça-feira, às 11h. Na ocasião, será lançado o livro e o site que reúnem um banco de dados sobre as plantas medicinais catalogadas por Saint-Hilaire. Haverá ainda distribuição gratuita de material didático.
Serviço:
Caravana Plantas Medicinais - Seguindo as Pegadas de Auguste Saint-Hilair
Local: Estação Ferroviária de Ouro Preto
Data: 20 de outubro

  • Arquivos