Notícias

Com a participação de 439 pessoas, os Circuitos de Leitura do mês de março destacaram a culinária mineira

06.04.2015

Os Circuitos de Leitura do mês de Março, promovidos pelas Bibliotecas das Estações do Trem da Vale, foram uma delícia! Com o intuito de dar destaque à forte cultura da culinária mineira, o primeiro tema de Circuitos de Leitura do ano foi “Viagem ao paladar mineiro”.

Durante o mês de março, 19 circuitos foram realizados: dez na Estação de Ouro Preto e nove na Estação de Mariana. Ao todo, 439 pessoas participaram das atividades.

Os livros “Casa do Sabor” de Graça Ramos, “Saborosa viagem pelo Brasil” de Frei Betto, além do cordel “O que é que tem na cozinha” de Olegário Alfredo e Ricardo Rachid, e da videocabine “Culinária 1” produzida pelo Trem da Vale, foram, entre outros títulos, os materiais utilizados durante as atividades.

O toque final ficou por conta do jogo de associação de imagens dos pratos típicos de Minas Gerais e dos nomes dos alimentos que compõem a receita dos pratos da cozinha mineira, como a feijoada e o bolo de fubá.

Através das histórias desses livros, das entrevistas realizadas pelo Trem da Vale e das atividades finais, o circuito mostrou aos participantes a importância da tradição da culinária de nossa região, além de realizar uma troca de conhecimentos entre os participantes.

As comidas típicas do Estado também são tema do 2º Concurso Cultural de 2015. As participações vão até o dia 26 de abril. Para saber mais sobre o Concurso Cultural “Sabores Mineiros”, acesse o Blog das Bibliotecas .

Já neste mês, o tema dos Circuitos de Leitura será “Coisas de Índio”. Para participar das atividades é preciso a realização de um agendamento prévio. Confira todo o calendário de atividades do Trem da Vale no Calendário de Eventos de Abril. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: OP – (31) 3551-175; MA – (31) 3558-3104.

 

Circuito de Leitura com a participação da E. M. Izaura Mendes na Biblioteca da Estação de Ouro Preto. Foto: Equipe Trem da Vale

  • Arquivos