Notícias

Catálogos de Entrevistas reúnem memórias e histórias de moradores

04.02.2014

Na perspectiva do caráter interdisciplinar da Educação Patrimonial, o Núcleo de Pesquisa e Registro/Vale Registrar do Projeto Trem da Vale executa atividades voltadas para o resgate da memória individual e coletiva, por meio do trabalho com a história oral e valendo-se de modos de educação não-formal, utilizando espaços e equipamentos existentes nas Estações de Mariana e Ouro Preto, voltados para o registro audiovisual e a valorização de bens culturais materiais e imateriais da região.

Fizeram parte dessas ações do Programa, entrevistas com moradores das duas cidades, nas quais a abordagem histórica é feita por meio de um relato autobiográfico - a História de Vida, em que o entrevistado relembra fragmentos de seu passado; ou pela História Temática, que trata de um assunto específico.

Os Catálogos de Entrevistas do Programa apresentam uma síntese desses depoimentos, cujo conteúdo completo fica disponível na Biblioteca de Mariana para consulta.

Em dezembro de 2013 foi lançado o IV Catálogo de Entrevistas que compreende o período de abril de 2012 a julho de 2013, quando foram realizadas 46 entrevistas: 12 histórias de vida e 34 histórias temáticas sobre Clubes Socioesportivos - espaços privilegiados de convivência , lazer, trabalho e identificação com um time.

Convidamos a todos para conhecer um pouco mais dessa memória exclusiva da região de Ouro Preto e Mariana consultando os Catálogos do Trem da Vale.  Aproveitem, ainda, a oportunidade para conhecer os mais de 5.000 títulos pertencentes ao acervo das Bibliotecas das Estações.

 

  • Arquivos