Notícias

Vale Registrar finaliza pesquisa histórica na documentação da Companhia Industrial Ouropretana

11.08.2011

No dia 27 de julho, após meses de pesquisa, a equipe de historiadores do Núcleo de História Oral do Vale Registrar encerrou a pesquisa na documentação cedida pela Massa Falida da Companhia Industrial Itaunense, sucessora da Companhia Industrial Ouropretana. Os documentos, gentilmente cedidos, foram de grande valia, pois irão compor as informações que serão fundamentais para a redação da história sobre a referida fábrica.


Josanne Simões, assessora técnica do Núcleo de História Oral do Vale Registrar, seleciona documento da Companhia Industrial Ouropretana para ser fotografado, no Vagão de Oficina de Vídeo da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Marianne Fonseca


Feito o levantamento, pesquisa e registro dessas fontes, o Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar entrou em ação e fotografou aqueles documentos que poderão ilustrar o texto histórico a ser escrito e futuramente publicado, além de enriquecerem o acervo iconográfico do Vale Registrar.
Ao final desta etapa, no dia 5 de agosto, a assessora técnica do Núcleo de História Oral, Josanne Simões, e o gerente Eder Melo, retornaram a Itaúna-MG para procederem a devolução dos documentos avulsos e códices, que estavam sob sua guarda, à gerente administrativa da MF Companhia Industrial Itaunense, Patrícia Gonçalves Nogueira.
Mais uma vez, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale agradece aos administradores da MFCII a confiança nele depositada.

 

Em Itaúna, Minas Gerais, os pesquisadores Josanne Simões e Eder Melo, do Núcleo de História Oral do Vale Registrar, fazem a devolução dos documentos pesquisados da Companhia Industrial Ouropretana a Patrícia Gonçalves Nogueira, gerente administrativa da Massa Falida da Companhia Industrial Itaunense. Foto: Wesley Maurício

  • Arquivos