Notícias

VII Seminário sobre Turismo Cultural Ferroviário na Estação de Ouro Preto

18.11.2010

A Estação de Ouro Preto recebe entre os dias 19 e 21 de novembro o VII Seminário sobre Turismo Cultural Ferroviário. O evento é fruto da parceria entre a Associação Brasileira Operária de Trens Turísticos e Culturais - ABOTTC, Ferrovia Centro Atlântica - FCA, Trem da Vale, Movimento de Preservação Ferroviária - MPF e Ponto de Cultura Barão de Mauá - PCBM. E conta com o apoio de entidades como a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários - FNTF; o Instituto Uniarte - Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau; o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale; o Projeto Estação Cultura e a Prefeitura de Ouro Preto.
O seminário, cujo tema central gira em torno do Patrimônio Cultural e Turístico, contará com a presença de grandes nomes do cenário da política pública, educação patrimonial, turismo ferroviário e representantes culturais. Dentro de sua programação serão oferecidas palestras, debates, visitas guiadas, lançamento de livros e viagem de trem.
Na abertura do evento, dia 19, haverá o pronunciamento de Jorge Moura, Diretor Executivo do Serviço Social das Estradas de Ferro - SESF, que irá compor a mesa juntamente com José Osvaldo Cruz, coordenador de Relações Institucionais da FCA e Sávio Neves Filho, Presidente da ABOTTC. Haverá também conferência magna com Ângelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto, que abordará o tema: Patrimônio Histórico e Cultural - Políticas Públicas para a Preservação e Requalificação.
No mesmo dia serão discutidos temas importantes para o Patrimônio Histórico e Cultural da região. Haverá a palestra de Luiz Fernando Martins, Gerente de Trens Turísticos, juntamente com Cássia T. Almeida, da FCA, que trarão informações sobre os Trens da Vale.
Ainda no dia 19, Eleonora Santa Rosa, diretora do Santa Rosa Bureau Cultural e coordenadora geral do Trem da Vale, falará sobre as ações de Educação Patrimonial realizadas no âmbito do Programa em Ouro Preto e Mariana.
No sábado, a programação conta com Marcos Antônio Costa, que irá apresentar o Projeto Estação Cultura e Geraldo Godoy, e fará uma abordagem sobre Trens Turísticos e Culturais e relatos da experiência da ABPF. Após os debates, haverá uma visita guiada na Estação de Ouro Preto, promovida pela equipe do Trem da Vale.
Já no dia 21, domingo, a programação conta com o lançamento do livro “Trilhos & Letras: uma antologia do trem”, coordenado por Victor José Ferreira, e com o re-lançamento dos Catálogos de Entrevistas de História Oral, produzidos pelo Vale Registrar, subprograma do Trem da Vale.
Ainda neste dia será oferecida uma programação turística e cultural que inclui a viagem de trem, de Ouro Preto à Mariana e visita à cidade de Miguel Burnier. As inscrições para esta programação deverão ser feitas com antecedência, devido ao número limitado de vagas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 3232-9524 e (21) 71198564 ou pelos sites:
www.trembrasil.org.br
www.institutouniarte.org.br
www.sesef.com.br

  • Arquivos