Notícias

2ª Oficina de Fotografia Digital

07.12.2010

A 2ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar foi realizada sob a coordenação do fotógrafo Dimas Dario Guedes, no período de 22 de novembro a 3 de dezembro de 2010, em duas etapas, nas Salas Multiuso das Estações de Ouro Preto e de Mariana, tendo como público-alvo moradores de bairros das duas cidades.
Em Ouro Preto, as atividades aconteceram de 22 a 26 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 17h30, e tivemos como participantes 10 (dez) moradores do bairro Padre Faria. Já em Mariana, 10 (dez) alunos eram moradores do bairro Chácara e realizaram suas atividades de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010, de segunda a sexta-feira, no horário de de 13h30 às 17h30. Nas duas etapas da Oficina, 02 integrantes da equipe do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale também participaram da capacitação, completando a turma de 12 alunos.
Os participantes da oficina foram selecionados pelo coordenador da oficina, juntamente com a equipe do Vale Registrar, por meio da ficha de inscrição que foi preenchida por cada pessoa interessada em participar da atividade. As inscrições foram realizadas nas estações do Trem da Vale em cada cidade, e em alguns pontos dos bairros selecionados, como: Centro Cultural do Padre Faria, em Ouro Preto, e Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS-UFOP) em Mariana. Em Ouro Preto, as inscrições aconteceram no período de 09 a 19 de novembro, e em Mariana, de 16 a 26 de novembro; nos horários de 9 às 17 horas, de terça a sexta-feira, e de 9 às 13 horas, aos sábados.
A oficina teve como objetivo explorar o olhar dos participantes sobre a composição e o desenho na fotografia digital, abordando os seguintes tópicos: uso correto da câmera digital; ponto, reta e plano; história da fotografia; erros mais comuns; importância e treino do olhar; trabalho de aplicação prática; seleção e tratamento das imagens; discussão dos resultados; ampliação e impressão.
A partir do aprendizado sobre o uso da câmera digital, os participantes da oficina fizeram registros fotográficos de manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos de seus bairros, em Mariana e em Ouro Preto. A intenção era que os próprios moradores pudessem documentar pela fotografia os modos de viver ali existentes, deslocando a atenção quase sempre voltada para o chamado “núcleo histórico”.
Ao incentivar um olhar mais abrangente e generoso, desviado dos grandes monumentos, conjuntos arquitetônicos e bens culturais consagrados, em áreas simbolicamente tão exploradas, mostra-se quem e como se vive em lugares desconhecidos por boa parte da população local e amplia-se a visão que se tem sobre essas duas cidades patrimônios nacional e mundial. Assim, a partir das imagens geradas pelos participantes da oficina, pessoas e espaços de sua referência foram revelados e (re)conhecidos, com características e peculiaridades que lhes representam e identificam.
Estão previstas exposições com as fotografias tiradas pelos alunos, primeiramente, nas plataformas das estações de Mariana e de Ouro Preto e, depois, em local a ser definido nos dois bairros registrados.

 

Fotógrafo Dimas Guedes e os alunos da 2ª Oficina de Fotografia

  • Arquivos