Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevista com Abel Nonato

14.03.2013

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, no dia 05 de março, a primeira gravação de entrevista tipologia História de Vida, em Ouro Preto, referente à prorrogação da sétima fase do programa, correspondente a 2013.

O entrevistado Abel Nonato assina o termo de autorização de uso de imagem na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Rafael Bouças

 

O entrevistado Abel Nonato, conhecido em Ouro Preto como Bilinho, relembrou seu tempo de infância nos bairros Antônio Dias e Barra, os estudos no Grupo Escolar Marília de Dirceu, as obrigações que tinha em casa e os pequenos serviços que arrumava para “salvar o ingresso do cinema.” Da juventude, contou sobre bailes, namoros, footing na Rua São José e relembrou seu período como um dos principais jogadores de futebol do Guarani Esporte Clube. Profundo conhecedor do ofício de sapateiro, profissão que aprendera na infância observando os trabalhos na oficina do Senhor Ramiro, descreveu com detalhes a evolução das técnicas, materiais e equipamentos utilizados para consertos e pequenos reparos de calçados desde a década de 1960 até os dias atuais.

O entrevistado Abel Nonato e a equipe do Vale Registrar: Rodrigo Benevenuto, Eder Melo, Rosilene Figueiredo e Rafael Bouças na entrada da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Leonardo Penna

 

A entrevista agora entra em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, esta e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana.

  • Arquivos