Notícias

Atividades do Plano de Incentivo à Leitura

04.03.2013

Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale convida toda a comunidade para participar das atividades culturais e educacionais do ano de 2013.

 

Voltadas, primordialmente, à população local, por intermédio de parcerias com instituições educacionais, órgãos governamentais e comunitários, as atividades do Programa propõem o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e natural das comunidades envolvidas, sob a perspectiva de sua apropriação e preservação.

 

Dentre as atividades voltadas para os alunos do ensino fundamental de escolas das cidades de Ouro Preto e Mariana (incluindo distritos e outras cidades da região), o Programa oferece no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura das Bibliotecas Infantojuvenis das Estações de Ouro Preto e Mariana as seguintes atividades:

 

Circuitos de Leitura nas Bibliotecas das Estações.

Todas as quartas-feiras, as bibliotecas das estações recebem duas turmas de alunos de escolas da região, que participam das Oficinas Literárias em que são realizadas leituras compartilhadas de trechos de livros do acervo e sobre cultura popular, rimas, parlendas, histórias em quadrinhos, além da produção de textos e oficina criativa sobre os temas abordados.

No mês de março, os Circuitos de Leitura terão como Tema: Truques, Trotes e Traquinagens: o ontem e o hoje das traquinagens e estripulias. O tema foi inspirado nos livros “Traquinagem e Estripulias” e “Truques, trotes e brincadeiras”, respectivamente dos autores Eva Furnari Lasse Rode, que compõem o acervo das Bibliotecas.

 

1   2

Além do Circuito de Leitura, o Plano de Incentivo à Leitura oferece outras atividades culturais e educativas como: saraus, jogos literários, circuito musicalização, dentre outras.

 

Professores: aproveitem a oportunidade de proporcionar aos alunos um dia de conhecimento e aprendizado de forma diferente, dinâmica e divertida e inscrevam a sua escola para participar. Dia 6 de março começarão os Circuitos de Leitura!

Os agendamentos dos Circuitos podem ser feitos diretamente nas Estações ou pelos telefones: 3551-1759 – Biblioteca da Estação Ouro Preto | 3558-3104 – Biblioteca da Estação Mariana.

 

  • Arquivos