Notícias

Biblioteca do Trem da Vale ganha prêmio Pontos de Leitura

07.01.2009

A Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana foi uma das iniciativas selecionadas na primeira edição do Concurso Pontos de Leitura - Edição Machado de Assis, promovido pelo Ministério da Cultura. O Concurso, realizado em novembro e dezembro de 2008, reconhece ações que democratizam o acesso ao livro e incentivam a prática da leitura. As iniciativas premiadas recebem um kit de materiais para biblioteca no valor de R$20 mil.
Na primeira edição do Concurso, foram inscritos 702 projetos de todo o país e premiadas 516 iniciativas. Por ter sido selecionada, a Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana vai receber um kit composto de, no mínimo, 500 livros - 50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência -; um computador; uma impressora; e mobiliário básico - tapete emborrachado, almofadas, puffs, estantes, mesa e cadeira. O número de livros e os títulos destinados a cada iniciativa premiada são escolhidos pela Biblioteca Nacional. A entrega do kit está prevista para o fim de janeiro, segundo a organização do Concurso Pontos de Leitura.
Ações contínuas
A Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana possui acervo de mais de quatro mil livros, além de DVDs e vídeos, periódicos, acesso a computadores conectados à Internet, brinquedoteca e acervo de História Oral. A iniciativa mantém programação cultural gratuita e aberta ao público, que inclui circuitos de leitura, de música e de cordel; sarau; oficinas e exposições. Em 2009, a Biblioteca vai implantar o empréstimo domiciliar de livros, previsto para o fim de janeiro.
A Biblioteca Infanto-Juvenil faz parte do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, que reúne um conjunto de ações culturais de impacto, voltadas à valorização do patrimônio cultural da região de Ouro Preto e de Mariana. O Trem da Vale é realizado pela Fundação Vale e patrocinado pela Vale, com recursos incentivados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e investimentos diretos. O projeto tem como parceiro executor o Santa Rosa Bureau Cultural e como parceiros institucionais a Ferrovia Centro-Atlântica, a Universidade Federal de Ouro Preto, o Ministério da Cultura, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e as Prefeituras de Ouro Preto e de Mariana.

  • Arquivos