Notícias

Mostra de Videocabines – Adro da Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto

25.11.2013

No sábado, dia 16 de novembro de 2013, ocorreu a sexta apresentação da Mostra de Videocabines, no Adro da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A exibição teve início por volta de 21h30 e fez parte das comemorações da 36ª Semana de Aleijadinho.

Um público de 130 pessoas prestigiou a exibição de um vídeo institucional da Vale, de 3 minutos de duração; e da edição de videocabines com o tema “Datas Comemorativas I”, que tiveram gravações realizadas ali mesmo, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, em novembro de 2011, sobre Aleijadinho e gravações, também, no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, no dia de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro de 2012. O tempo da exibição das videocabines foi de aproximadamente 30 minutos.

Ao final da exibição, algumas pessoas parabenizaram e agradeceram a equipe do Programa pela iniciativa e promoção da atividade, inclusive alguns turistas do Rio de Janeiro e São Paulo que estavam presentes disseram ter gostado muito da atividade.  Alguns depoimentos de moradores da comunidade foram gravados, bem como de um ex-depoente de videocabine, conforme podemos observar:

Ao ser indagado sobre a importância do Trem da Vale retornar à população para mostrar os vídeos produzidos para as videocabines, Evaldo Izidoro de Oliveira disse: “Estou achando muito bacana o Trem da Vale estar vindo aqui novamente para as pessoas poderem estar assistindo a Orquestra, poder saber mais um pouquinho sobre o Aleijadinho através dos depoimentos dos moradores da cidade, eu acho que está de parabéns…muito bom e espero que continuem fazendo isso para que isso se transmita para as pessoas que estão em busca do conhecimento, saber quem é o Aleijadinho e saber sobre a história da nossa cidade. Estou achando interessante.

E Sydnéa Santos, coordenadora do Museu Aleijadinho, completa: “Bom, contar com a parceria do Trem da Vale em mais uma semana do Aleijadinho é sempre muito gratificante… Em nome de toda equipe do Museu Aleijadinho a gente agradece mais uma vez. E falar de Aleijadinho é falar desse ícone… barroco e rococó mineiro, barroco e rococó brasileiro não existem sem falar de Aleijadinho, sem falar de Minas Gerais, principalmente de Ouro Preto, aqui na Igreja de São Francisco que é considerada uma das obras primas dele, a gente tem a chance de observar toda essa efusão e profusão do que foi a obra monumental que ele construiu.

 

A próxima Mostra de Videocabines será realizada no dia 22 de novembro, sexta-feira, no distrito de Passagem de Mariana, em Mariana, onde acontecerão festividades em homenagem à Santa Cecília.

  • Arquivos