Notícias

Oficinas de Tapete Devocional no Trem da Vale

01.04.2010

Serragens, cores, sinos, tradição e religiosidade. Esses são alguns elementos que compõe a Semana Santa em Ouro Preto. Durante esse período, a população ouro-pretana manifesta sua fé em celebrações e costumes, mantendo vivas tradições centenárias, como a confecção dos tapetes devocionais. As ruas da cidade são ornamentadas e decoradas com tapetes feitos de serragem, pó de café, papel, areia e flores para a passagem da procissão da Ressurreição no domingo de Páscoa.

 

Tapete Devocional


Outro costume desse período é a produção e distribuição das amêndoas: um doce cujo preparo exige muito trabalho e paciência. Usando açúcar, amendoim - os ingredientes básicos - além de cravo, canela e erva-doce, que compõe o tempero, as amêndoas são preparadas em tachos de cobre. Com os dedos das mãos cobertos com casca de pinhão, arranjo que torna possível o manuseio da mistura fervente que resultará nas delicadas amêndoas, as doceiras, nessa época, mantém a tradição desse ofício refinado, onde cada etapa é decisiva para o resultado final. As amêndoas são distribuídas no domingo de Páscoa, após a Procissão da Ressurreição, mantendo viva a tradição que é passada de geração em geração.
Para celebrar as tradições da Semana Santa, o Trem da Vale oferece a Oficina Tapetes Devocionais, que acontecerá no sábado, a partir das 9h, na plataforma da Estação de Ouro Preto. A oficina será realizada com as crianças da OCA, Projeto - ”Circo, Arte Educação e Cidadania”. Também no sábado, a partir das 9h30, será confeccionado um Tapete Devocional na plataforma da Estação de Mariana com as crianças da comunidade local e freqüentadores da Biblioteca Infanto-Juvenil.

  • Arquivos