Notícias

Estação Ciência leva o conhecimento de forma lúdica à Ouro Preto e Mariana

10.11.2009

A Estação Ciência movimentou os espaços do Programa Trem da Vale em Ouro Preto e Mariana com apresentações musicais, oficinas, workshops, feira de experimentos e exposições.
O evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas da comunidade e das escolas da região. Durante os três dias de evento, alunos de escolas públicas de Ouro Preto e distritos visitaram os stands na plataforma da estação, e expuseram protótipos de experimentos realizados por eles. O evento contou também com a presença de um grupo de jovens turistas da Serra do Alto Caparaó, que esteve em Ouro Preto especialmente para a Estação Ciência.
No dia 22 de outubro, o Trem da Ciência partiu da Estação de Mariana em direção a Ouro Preto, numa viagem temática que ofereceu informações sobre meio ambiente, ecologia, geografia, física e sobre o funcionamento da locomotiva a vapor. Após a chegada do trem em Ouro Preto, houve apresentação dos grupos “Bandalheira”, “Incrível Banda” e “Timbalê”.
Na ocasião, esteve presente o Pró-reitor de Extensão da UFOP, Prof. Armando Wood; a Secretária Municipal de Educação, Marcília Chaves; a Coordenadora de Projetos do IFMG, Vânia Quintão e o Diretor do IFMG, Arthur Versiani Machado. Também compareceram o Engenheiro Antônio Amorim, Gerente de Operações de Fábrica Nova e Luciana Santos, Gerência de Comunicação Regional Minas Gerais / Nordeste, da Vale.
Nos dias seguintes aconteceram oficinas de moda reciclável e grafite. Houve também os workshops “Ciência e Técnica na Fabricação de Bonecos Gigantes”, ministrado pelo Instituto Candonguêro, e “Ciência do Som: Instrumento, Música e Criatividade”, realizado pelo grupo Bandalheira, juntamente com a Incrível Banda.
Outra atração foi o planetário inflável instalado na plataforma da estação de Ouro Preto, que despertou a atenção e curiosidade dos visitantes da Estação Ciência durante o dia, e levou vários a se inscreverem para visitas noturnas ao Observatório da Escola da Minas da UFOP.
Houve ainda um encontro literário voltado para crianças, que tiveram a oportunidade de se aproximarem do universo do livro e da leitura e participaram de atividades lúdicas que incentivam a criação, como caça-palavras, sopa de letrinhas, bula literária e canteiro de poemas.
No última dia do evento, houve desfile das roupas confeccionadas em material reciclável na oficina de moda e exposição dos bonecos gigantes feitos pelos alunos do workshop. Houve também uma exposição de Física Interativa que despertou o interesse das crianças pelo aspecto lúdico e curioso dos objetos expostos.
Com o patrocínio da Fapemig e das empresas Vale, Samarco, Novelis e Vale do Ouro, a Estação Ciência propôs atividades que proporcionaram a popularização e democratização do acesso ao conhecimento acadêmico de forma envolvente e criativa, despertando o interesse de crianças e jovens pela pesquisa e produção de conhecimento.

  • Arquivos