Notícias

Trem da Vale lança exposição temporária na Sala de Memórias

06.01.2014

No dia 13 de dezembro ocorreu o evento comemorativo de lançamentos de produtos editoriais e audiovisuais do Trem da Vale. Além desses lançamentos, foi inaugurada a Exposição Temporária da Sala de Memórias “A vida em dia de jogo, em noite de baile” sobre os Clubes Socioesportivos de Ouro Preto e Mariana. Essas instituições proporcionavam domingos animados aos moradores de Mariana e Ouro Preto. Campo cheio, torcidas apaixonadas, sócios abnegados, jogadores habilidosos, tudo conspirava em benefício do futebol amador.

A Exposição “A vida em dia de jogo, em noite de baile” apresenta objetos que, de alguma forma, remetem ao conteúdo das entrevistas feitas pelo Núcleo de História Oral do Programa, entre 2012 e 2013, e que demonstram algumas das práticas mais constantes dos clubes: bailes, horas dançantes, comemorações de aniversário, jogos de futebol e outras atividades esportivas e culturais, por exemplo.

Esses objetos que podem ser visualizados na Sala de Memórias da Estação de Ouro Preto foram gentilmente cedidos pelos entrevistados do Núcleo de História Oral/Vale Registrar, colecionadores e alguns dos clubes contemplados pela pesquisa. Fazem parte da exposição itens da década de 40 a 90 como: apitos e cartões utilizados nos jogos de futebol; troféus; faixas de premiações; propagandas da época, dentre esses, outros objetos inusitados estão expostos. Vale a pena conferir ao vivo!

Sala de Memórias

A Sala de Memórias foi aberta para a visitação pública em setembro de 2011 na Estação Ferroviária de Ouro Preto. Localizada na área interna, é um espaço de interação do visitante com o conteúdo do Núcleo de Audiovisual do Programa e registros, em vídeo, de relatos de histórias temáticas e de vida dos moradores da região.

A Estação de Ouro Preto funciona de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.

1

Entrevistados do Núcleo de História Oral participam da inauguração da Exposição Temporária na Sala de Memórias. Foto: Eduardo Trópia

2

Convidados do Encontro Comemorativo com os Entrevistados visitam a Exposição sobre os Clubes Socioesportivos na Sala de Memórias. Foto: Eduardo Trópia

  • Arquivos