Notícias

Assista às novas edições das videocabines nas estações do Programa

04.06.2009

No dia 21 de maio, começaram a ser exibidas nos totens das estações do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale duas novas edições das videocabines: Paisagens e Lugares I e Lendas, Casos e Mitos II. Esta última foi gravada em outubro e novembro de 2008, em Santa Rita, Cachoeira do Campo, Rodrigo Silva, distritos de Ouro Preto, e em Padre Viegas, distrito de Mariana. Já o vídeo Paisagens e Lugares I foi gravado em Mariana, Ouro Preto e nos distritos dessas cidades, Cláudio Manoel e Glaura, respectivamente. Ao todo, foram colhidos 130 depoimentos, em mais de 10 horas de gravações, que deram origem aos dois vídeos editados, com cerca de 13 minutos cada um.
Desde o primeiro ano do Programa, 2006, o Vale Registrar, junto com a EMVÍDEO, realizam as videocabines em bairros e distritos de Ouro Preto e Mariana, em busca de depoimentos dos moradores e visitantes sobre temas ligados à cultura local. Já foram produzidas 44 videocabines abordando temas como literatura, música, fé, educação patrimonial, cinema, quaresma, culinária, festas populares, dentre outros.
No momento, a edição da videocabine Paisagens e Lugares II, que teve 57 depoimentos gravados, está em fase de finalização. As gravações foram realizadas nos distritos de Cachoeira do Brumado e Bento Rodrigues, em Mariana; e no sub-distrito de Chapada (distrito de Lavras Novas) e no distrito de Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto.
Algumas edições das videocabines estão disponíveis para visualização no portal do Trem da Vale. Clique no link http://www.tremdavale.org/novo/vbox/pt/ e escolha no menu à esquerda a opção VALE REGISTRAR - VIDEOCABINES

  • Arquivos