Notícias

Núcleo de Audiovisual realiza gravação da Videocabine “DATAS COMEMORATIVAS – Aniversário de Ouro Preto”

22.07.2011

Montagem da Videocabine por Marcello Nicolato e Wesley Mauricio, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Foto: Marianne Fonseca

 

O Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar realizou, no dia 08 de julho de 2011, a gravação da Videocabine com o tema: “DATAS COMEMORATIVAS – Aniversário de Ouro Preto”. Neste dia, comemora-se a data da elevação do primitivo arraial à condição de vila, quando houve em 1711 a criação da Câmara Municipal; marco que caracterizou a fundação de Vila Rica, antiga denominação da cidade que já foi a capital de Minas Gerais.
A cabine de depoimentos foi estrategicamente montada no centro da Praça Tiradentes, em Ouro Preto, de forma a ser vista pelos turistas e moradores da cidade que por ali passavam, possibilitando assim o rápido acesso dos convidados para gravação de seus testemunhos.


Marcello Nicolato grava o depoimento da senhora Efigênia dos Santos Gomes. Foto: Marianne Fonseca

 


Dentre os 16 depoimentos registrados, pode-se destacar o da moradora de Ouro Preto, Efigênia dos Santos Gomes, conhecida como “Efigênia Carabina”: “Cada dia que passa eu me sinto mais emocionada por essa cidade, cada dia que passa eu me sinto mais ouropretana, mais fiel a terra em que nasci”. Ao demonstrar o amor que sente pela cidade, a depoente cantou o trecho de um hino de sua autoria: “…Ouro Preto é um sino a tocar numa procissão linda que saiu do Pilar. Ouro Preto é um poema de amor que saiu da aquarela que o mestre pintou…”.
Após a edição das gravações feitas, a Videocabine “DATAS COMEMORATIVAS” será exibida nos totens existentes nas Estações de Ouro Preto e Mariana do Trem da Vale.



 

  • Arquivos