Notícias

3º Curso de Vídeo sobre Patrimônio Cultural para Jovens

28.09.2011

Teve início na terça-feira, dia 20 de setembro de 2011, na Sala Multiuso da Estação de Ouro Preto, mais um curso promovido gratuitamente pelo Vale Registrar, do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.

Rosilene Figueiredo, da Equipe de Apoio Técnico-Administrativo do Vale Registrar, realiza a abertura da 3º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Jovens. Local: Sala Multiuso – Estação Ferroviária de Ouro Preto. Data: 20.09.11 Foto: Marcello Nicolato



O 3º Curso de Vídeo sobre Patrimônio Cultural para Jovens é direcionado para um público de 16 a 24 anos de idade, moradores de Mariana e Ouro Preto que atuam em algum tipo de mobilização social junto às comunidades onde vivem, visando criar uma rede de vivências e a troca de experiências entre os participantes.
Em Mariana, os alunos estão vinculados às instituições Centro Profissionalizante São José e Programa Grupo Ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; e em Ouro Preto, os inscritos participam de atividades do Programa Jovens de Ouro.
Houve um processo de seleção dos alunos inscritos, por meio da realização de entrevistas individuais, utilizando-se um roteiro elaborado com algumas questões importantes, tais como: a descrição das atividades dos projetos sócio-culturais em que cada atua; bem como o interesse, a motivação e a disponibilidade do jovem em participar da capacitação.

Durante o curso, os vinte alunos selecionados farão discussões e leituras em torno da temática do patrimônio cultural da região onde moram, com o intuito de despertar o seu interesse para os bens culturais que os cercam, e de sensibilizá-los em relação à necessidade de sua preservação.
O recurso audiovisual será utilizado como instrumento de registro e difusão da cultura local, sendo desenvolvidas atividades práticas voltadas para a produção de videodocumentários de curta duração, os quais irão abordar a riqueza e a diversidade cultural de Mariana e Ouro Preto, referenciadas por seus próprios moradore.

Alunos do 3º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Jovens, com os professores Mateus Brandão e Mariana Zanchetta em atividade Local: Praça Cesário Alvim, em frente a Estação Ferroviária de Ouro Preto. Data: 21.09.11 Foto: Marianne Fonseca

 

O curso será realizado de 20 de setembro a 15 de outubro de 2011, de segunda a sexta, de 13h30 às 17h30, nas Estações de Ouro Preto e de Mariana.

  • Arquivos